Leia mais:
Leia mais:
Estão abertas as inscrições para a primeira etapa do Revalida 2022
Segunda fase do Revalida será aplicada em 18 e 19 de dezembro

Segunda fase do Revalida será aplicada em 18 e 19 de dezembro

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A segunda fase da edição 2021 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) será aplicada nos dias 18 e 19 de dezembro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Foram disponibilizadas 7.280 vagas para o exame, distribuídas entre as 22 cidades brasileiras. Além dos aprovados na primeira etapa desta edição, quem ficou reprovado nesta mesma fase em 2020 também pode participar desta segunda fase atual, conforme mudança na legislação do Revalida ocorrida em 2019.

A revalidação de diplomas para profissionais formados no exterior (sejam brasileiros ou estrangeiros) é indispensável para a segurança e qualidade da assistência aos pacientes. Outro fator relevante é o de que graduados em faculdades nacionais também passem por exame para comprovar que estão aptos a exercer a profissão no país.

O exame começou a ser aplicado em 2011, o que ocorreu continuamente até 2017. Neste período, foram 22.447 inscrições, com apenas 4.461 médicos aprovados, uma taxa média histórica de 18,4%. Em 2017, a taxa foi ainda menor, de 5%. Voltando a ocorrer após três anos, a edição de 2020 recebeu 15.498 inscrições. Vale ressaltar que apenas 2.402 foram aprovados na primeira etapa e 1.085 na segunda. Como é possível perceber, o Revalida tem demonstrado que a grande maioria dos candidatos não consegue aprovação.

Revalida: como será essa segunda fase

A segunda etapa do Revalida é constituída por uma prova de habilidades clínicas composta por dez estações, divididas pelas cinco grandes áreas da medicina:

  • Clínica Médica;
  • Cirurgia;
  • Ginecologia/Obstetrícia;
  • Pediatria;
  • Medicina da Família e Comunidade.

Os candidatos passarão por essas cinco estações nos dois dias de prova, com dez minutos para realizar as atividades solicitadas pelo chefe de estação. Cada grande área da prova valerá o máximo de dez pontos, totalizando 100 no final.

A prova contará com a supervisão presencial no momento de sua aplicação e uma avaliação dos candidatos, realizada através das filmagens. Em cada um deles, os participantes terão cerca de 50 minutos para concluir as tarefas exigidas.

As habilidades avaliadas em cada estação serão verificadas pelos médicos examinadores através dos vídeos das provas e com avaliação detalhada do desempenho que se espera.

Leia também: Valores de bolsas de residência terão reajuste de 23,29% a partir de 2022

Possibilidade de flexibilização

Diversas autoridades levantaram a possibilidade de flexibilizar o Revalida devido à pandemia de Covid-19 e autorizar médicos estrangeiros e/ou brasileiros graduados em faculdades estrangeiras a atuarem em território nacional sem aprovação no exame.

Entretanto, no entendimento da Associação Médica Brasileira (AMB), quem não se submete a comprovar sua capacitação não pode praticar a medicina em qualquer lugar do mundo.

“Qualquer médico que quiser trabalhar no país será recebido de braços abertos pela AMB e, tenho certeza, pelos nossos 550 mil médicos. Só um parêntese: desde que ele se submeta às avaliações necessárias para confirmar sua capacitação e qualificação”, ressaltou César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), em entrevista ao portal da entidade.

Fernandes ainda ressaltou que os exames devem ter padrão de qualidade, avaliar de fato os conhecimentos, pois na ponta final do processo estão pessoas aguardando por atendimento.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.