Sete estados iniciam aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19

Sete estados brasileiros já começaram a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 no público em geral. Saiba mais.

Sete estados brasileiros já começaram a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 no público em geral, seguindo o critério de faixa etária: São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.

Todos os imunizantes disponíveis na rede poderão ser aplicados nesta nova etapa da campanha: CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. Vale lembrar que para receber a quarta dose é necessário um intervalo mínimo de quatro meses em relação à terceira.

Até o momento, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da quarta dose apenas para pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos, seguindo a mesma orientação de intervalo.

Dezessete estados e o Distrito Federal aplicam a quarta dose apenas entre as pessoas imunossuprimidas: Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Alagoas, Goiás, Acre, Santa Catarina, Amapá, Maranhão, Piauí e Sergipe.

Nos estados de Roraima e Rondônia a aplicação da quarta dose ainda não tem data para começar.

Leia também: Medicamentos contra a covid-19 estão aprovados no Brasil, mas fora do SUS

vacina contra covid-19

Vacinação em São Paulo

A aplicação da quarta dose da vacina de covid-19 em São Paulo começou nesta segunda-feira (21/3) para os idosos acima de 80 anos de idade e deve atingir cerca de 900 mil pessoas nesta faixa etária.

“Durante a circulação da ômicron, os idosos acima de 80 anos foram os que mais sentiram o impacto da variante, com um alto número de óbitos. Sendo assim, é fundamental que todos desta faixa etária procurem uma unidade de saúde para tomar a quarta dose e se manterem protegidos”, disse a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, em entrevista aos veículos de imprensa.

São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a atingir a meta de 90% do público elegível, acima de cinco anos, com duas doses. Mais de 103 milhões de doses foram aplicadas durante a campanha nos 645 municípios.

E mais: São Paulo foi o primeiro a atingir a meta de vacinação estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Somos o primeiro estado a ter a população com as duas doses elegível, ou seja, aquela acima de cinco anos. Se fossemos um país, seríamos o terceiro país do mundo”, destacou Regiane de Paula.

Ela também reforçou a importância da aplicação da segunda dose nos faltosos que não procuraram os postos de vacinação para completar o ciclo vacinal: 2,8 milhões de indivíduos.

Deste total, cerca de 800 mil são crianças de cinco a onze anos de idade. A terceira dose também está disponível para cerca de 10 milhões de pessoas.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • São Paulo começa hoje aplicação da quarta dose da vacina contra covid-19. Governo de São Paulo. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/sp-comeca-hoje-aplicacao-da-quarta-dose-da-vacina-contra-covid-19

Especialidades