Setembro Amarelo: ANS alerta sobre cuidados com os transtornos mentais

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está reforçando durante a campanha Setembro Amarelo o alerta sobre os cuidados com as doenças mentais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está reforçando durante a campanha Setembro Amarelo o alerta sobre os cuidados com os transtornos mentais. O objetivo é incentivar as operadoras de planos de saúde a desenvolverem programas de promoção da saúde e prevenção de riscos de doenças (Promoprev) voltados a essa linha de atenção.

Segundo o relatório Suicide in the world – Global Health Estimates, o suicídio é um grave problema de saúde pública global, que está entre as 20 principais causas de morte em todo o mundo. Há mais óbitos causados por suicídio do que por malária, câncer de mama, guerra e homicídio, atingindo cerca de 800 mil pessoas todos os anos.

A cada 40 segundos um indivíduo se suicida no mundo, sendo essa a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. No Brasil, 32 pessoas se matam por dia: uma pessoa a cada 45 minutos.

Mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem identificadas a tempo e tratadas corretamente, aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na saúde suplementar, a preocupação com as doenças mentais é crescente. O Rol de Procedimentos da ANS determina cobertura obrigatória para consultas médicas em número ilimitado (inclusive em psiquiatria), internação hospitalar, atendimento e acompanhamento em hospital-dia psiquiátrico, consultas com psicólogo e com terapeuta ocupacional, além de sessões de psicoterapia.

Além da presença de doença mental, há também alguns sinais que podem alertar aos médicos para a possibilidade de suicídio, como expressar a intenção suicida com agitação, culpa, desesperança ou com restrição de interesses.

cadastro portal

Procedimentos realizados por beneficiários de planos de saúde

O número de procedimentos realizados por beneficiários nessa área cresce anualmente, segundo dados do Mapa Assistencial.

De 2011 a 2018, o número de atendimentos com psiquiatras subiu 63% – em 2011 foram 3,01 milhões de consultas, ante 4,9 milhões em 2018. As sessões com psicólogos deram um salto de 146% no período, saindo de 7,1 milhões em 2011 para 17,5 milhões em 2018. O número de internações em hospital-dia para saúde mental quadruplicou de 2011 até 2018 – saiu de 18.595 mil internações para 99.965 mil. As consultas/sessões com terapeuta ocupacional cresceram 200%, passando de 648,1 mil para 1,9 milhão. E o percentual de internações psiquiátricas aumentou 130% (de 85,2 mil para 196,3 mil).

Cabe ressaltar que o número de beneficiários em planos de assistência médica também aumentou nesse período (passou de 46 milhões em 2011 para 47,3 milhões em 2018 – dados de dezembro).

Leia também: Setembro amarelo: quando o médico também é paciente

Promoção e prevenção

Além de garantir os tratamentos mais indicados para doenças mentais, a ANS vem estimulando as operadoras a desenvolverem programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos de Doenças (Promoprev) voltados para essa área. Em 2011, eram três iniciativas voltadas a esse fim com 42 programas cadastrados atualmente na agência, atendendo a 29,5 mil beneficiários de planos de saúde.

As principais linhas de cuidado são depressão, estresse, esquizofrenia, transtornos psiquiátricos decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e transtorno bipolar.

Desde 2006, quando a Portaria nº 1.876 foi publicada pelo Ministério da Saúde, o país conta com diretrizes para a prevenção ao suicídio. A norma estabelece que as medidas devem ser implantadas em todas as unidades do país e incluir medidas de promoção de qualidade de vida, de educação, de proteção e de recuperação da saúde e de prevenção de danos.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão