Síndrome do refluxo faringolaríngeo: panorama clínico [podcast]

Neste podcast, o Dr. Gabriel Caetani falará sobre a síndrome do refluxo faringolaríngeo. Saiba mais sobre diagnóstico, sintomas e muito mais.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Neste podcast, o Dr. Gabriel Caetani, especialista em otorrinolaringologia e conteudista do Whitebook, falará sobre a síndrome do refluxo faringolaríngeo. Saiba sobre definição, diagnóstico, epidemiologia e muito mais.

Segundo o artigo da Academia Americana de Otorrinolaringologia, de 2019, o refluxo faringolaríngeo é uma condição inflamatória do trato aerodigestivo superior e estaria relacionada aos efeitos diretos e indiretos do refluxo gástrico duodenal, podendo levar a alterações morfológicas do trato aerodigestivo. 

Os efeitos diretos seriam do ácido sobre a mucosa da faringe e da laringe. Já os efeitos indiretos estariam relacionados aos neurorreflexos e às respostas vagais compensatórias.

Leia mais: Guideline SAGES para doença do refluxo

A apresentação clínica se dá com os pacientes com quadro crônico intermitente de disfonia, pigarro, globus faríngeo, tosse seca, aumento de muco na laringe e, eventualmente, odinofagia. Sintomas nasais, relacionados à rinite não alérgica, e orais, como glossodínea (tipo ardência) e aftas, podem ocorrer. Tais sintomas podem apresentar piora com libação alimentar ou ao decúbito. 

Na maioria das vezes, o quadro se inicia oligossintomático. Os sintomas esofageanos dispépticos, como pirose, dor torácica e sensação de regurgitação ácida também podem estar presentes.

Quais os marcadores de gravidade?

Veja alguns marcadores de gravidade na síndrome do refluxo faringolaríngeo:

  • Disfagia;
  • Emagrecimento;
  • Otalgia reflexa;
  • Dispneia;
  • Hemorragia digestiva;
  • Sintomas persistentes a longo prazo.

Saiba mais sobre o panorama clínico da síndrome no podcast completo:

Veja aqui alguns conteúdos relacionados no Whitebook:

Confira também por outros players:

Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 😀

Abraços,

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades