Síndrome pós-Covid-19: sintomas podem persistir por quanto tempo após recuperação?

A síndrome clínica onde indivíduos acometidos e recuperados por Covid-19 podem apresentar sintomas persistentes após longos períodos foi corroborada.

À medida que a pandemia avança no tempo, mais conhecimento sobre os efeitos da infecção por SARS-CoV-2 se torna disponível na comunidade científica. Apesar de descrita como com uma duração média de 14 dias, muitos pacientes relatam a presença de sintomas por períodos mais prolongados e tal observação ganhou força recentemente.

A impressão clínica de que indivíduos acometidos e recuperados por Covid-19 podem apresentar sintomas persistentes após longos períodos foi corroborada por um estudo italiano que acompanhou uma coorte de pacientes que foram hospitalizados com a doença. Os resultados foram publicados na JAMA.

mulher com fadiga por síndrome pós-Covid-19

Síndrome pós-Covid-19

Os indivíduos incluídos foram acompanhados ambulatorialmente após alta hospitalar, após negativação de PCR-RT para SARS-CoV-2, melhora sintomática e três dias consecutivos sem febre. Aos participantes, foi aplicado um questionário sobre a presença ou ausência de sinais ou sintomas descritos como potencialmente relacionados à Covid-19 durante a fase aguda da doença e sua persistência após alta hospitalar. Além da pesquisa de sintomas, questionários sobre qualidade de vida antes da infecção e nos momentos das visitas também foram aplicados.

Foram avaliados 143 pacientes, com uma média de idade de 56,5 anos e maioria de homens (63%). Durante hospitalização, 72,7% apresentaram evidência de pneumonia intersticial, sendo que 15% receberam ventilação não-invasiva e 5%, ventilação mecânica. A média de duração de hospitalização foi de 13,5 dias.

Leia também: SBI, SBPT e AMIB: Diretrizes brasileiras para o tratamento farmacológico da Covid-19

Após uma média de dois meses do início dos sintomas, somente 12,6% dos indivíduos da coorte estavam completamente livres de sintomas relacionados a Covid-19. Aproximadamente 32% ainda apresentavam 1 ou 2 sintomas e 55%, 3 sintomas ou mais. Nenhum apresentava febre ou outros sintomas considerados como de doença aguda. Em relação à qualidade de vida, 44,1% dos participantes reportaram piora em relação a antes da infecção.

Fadiga foi o sintoma persistente mais frequentemente observado, atingindo mais da metade da população estudada (53,1%), sendo seguida de dispneia (43,4%), dor articular (27,3%) e dor torácica (21,7%). Tosse, anosmia, síndrome sicca, rinite, hiperemia ocular, disgeusia e cefaleia foram outros sintomas reportados como persistentes.

Mensagens práticas

  1. Sintomas persistentes após a fase aguda da Covid-19 são frequentes e comumente têm um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes acometidos.
  2. A média de tempo para a avaliação dos sintomas foi de dois meses após o início dos sintomas, o que mostra persistência por longos períodos.
  3. Fadiga e dispneia foram os sintomas mais relatados, o que pode levar à manutenção de um certo grau de limitação de atividades por períodos prolongados.
  4. A população estudada foi composta somente por pacientes que foram hospitalizados e, portanto, que apresentaram sintomas mais graves durante a fase aguda de doença. Mais estudos devem ser realizados para avaliar o impacto a médio e longo prazo em pacientes com sintomas leves.
  5. Além dos cuidados durante a fase aguda, pacientes com diagnóstico da infecção, principalmente os que necessitaram de internação hospitalar, devem ter acompanhamento ambulatorial para avaliação de persistência de sintomas e impacto em atividades e qualidade de vida.

Veja mais: Covid-19: CDC expande lista de fatores de risco para evolução com gravidade

Referências bibliográficas:

  • Carfi, A, Bernabei, R, Landi, F. Persistent Symptoms in Patients After Acute COVID-19. JAMA July 9, 2020. doi:10.1001/jama.2020.12603
  • Swift, D. COVID-19 Symptoms Can Linger for Months. Medscape News. July 13, 2020. Disponível em: https://www.medscape.com/viewarticle/933835

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.