Leia mais:
Leia mais:
Sisregmed: sistema de registro de novos medicamentos é desativado

Sisregmed: sistema de registro de novos medicamentos é desativado

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Sisregmed, sistema de registro de novos medicamentos, foi desativado, no último dia 4, por decisão do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti), após uma avaliação do custo-benefício do sistema.

A plataforma foi criada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para agilizar o processo de registro de medicamentos novos. Entretanto, o sistema estava evoluindo nos últimos meses para atender às necessidades técnicas, além de auxiliar na adoção do Documento Técnico Comum (Common Technical Document – CTD).

Desta forma, o custo para a sua continuidade seria maior em comparação àquele para sua desativação, considerando que o sistema não estava mais atendendo à necessidade da atual Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED) e do setor regulado.

É importante ainda destacar que a Anvisa, ao ser aceita como membro do Conselho Internacional de Harmonização de Requisitos Técnicos para Registro de Medicamentos de Uso Humano – órgão que reúne autoridades reguladoras e associações de indústrias farmacêuticas para discutir aspectos técnicos e científicos para o registro de medicamentos -, assumiu o compromisso de implementar os guias que definem a Organização do Documento Técnico Comum para Registro de Medicamentos de Uso Humano.

Leia também: Anvisa anuncia ferramenta para registro de efeitos colaterais em vacinas

Em agosto de 2019, a Anvisa publicou o Guia 24/2019, que dispõe sobre a organização do CTD para registro e pós-registro de medicamentos.

A futura adoção do e-CTD, com a aquisição de um sistema padronizado virtual para recebimento da documentação em formato CTD, vai atender à necessidade de visualizar eletronicamente os dados do produto (registro e pós-registro) submetidos pela empresa.

Como será a partir de agora

Como o acesso ao sistema Sisregmed para o público externo já se encontra inabilitado, é necessário que os interessados realizem as submissões da mesma maneira que é realizado para as demais categorias regulatórias:

  • Submissão manual, no caso de registro de medicamentos e do cumprimento de exigência;
  • Submissão eletrônica, no caso de cumprimento de exigência.

Qualquer dúvida sobre o assunto poderá ser esclarecida pelos canais de atendimento da Anvisa.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor:

Referência bibliográfica:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar