Sociedade Brasileira de Pediatria alerta sobre vitamina D e Covid-19

Diante das inúmeras questões que têm surgido acerca do uso de vitamina D para melhorar a imunidade de crianças contra a Covid-19, a SBP lançou uma nota.

Diante das inúmeras questões que têm surgido acerca do uso de vitamina D para melhorar a imunidade de crianças e protegê-las da doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), emitiu, em 21 de abril de 2020, a Nota de Alerta “Vitamina D e Covid-19”, com o intuito de esclarecer e orientar os pediatras a respeito do tema.

cápsulas de vitamina D e covid-19

Vitamina D e Covid-19

De acordo com a SBP:

Existem evidências experimentais de que a vitamina D colabore na modulação do sistema imunológico, visto que, entre outros dados, linfócitos e macrófagos expressam receptores para essa vitamina. Todavia, os estudos que descreveram uma função protetora da vitamina D contra infecções respiratórias virais evidenciaram eficácia somente nos pacientes que apresentavam deficiência acentuada desse nutriente. Ademais, o fato da deficiência de vitamina D ser encontrada em condições mais relevantes de infecções respiratórias virais agudas não quer dizer que exista uma relação causal que sugira sua reposição.

Em indivíduos normais, os depósitos de vitamina D no organismo são suficientes para preservar os níveis séricos normais, mesmo havendo exposição limitada à luz solar. Portanto, não existe indicação de suplementação de vitamina D durante a quarentena da Covid-19, mesmo havendo menos chances de se fazer atividades ao ar livre e com a diminuição da exposição ao sol.

  • Indicações de suplementação/reposição de vitamina D durante a quarentena:
Insuficiência ou deficiência comprovada de vitamina D (medida por exame laboratorial);

Doenças que contraindiquem exposição solar (exemplo: lúpus eritematoso).

 

  • Diagnóstico: dosagem laboratorial dos níveis séricos da 25(OH)Vitamina D.
Global Consensus Recommendations on Prevention and Management of Nutritional Rickets, 2016

Suficiência: > 20 ng/mL

Insuficiência: 12 a 20 ng/mL

Deficiência: < 12 ng/mL

Toxicidade: > 100 ng/mL

 

  • Em condições de insuficiência ou deficiência de vitamina D, o tratamento deve ser realizado com a reposição de colecalciferol (vitamina D3), um metabólito mais ativo do que o ergocalciferol (vitamina D2). Essas doses podem ser feitas diariamente ou semanalmente, segundo a orientação médica.
Global Consensus Recommendations on Prevention and Management of Nutritional Rickets (2016)

Menores de 1 ano de idade: 2000 UI/dia, via oral, por 12 semanas

Entre 1 e 12 anos de idade: 3000 a 6000 UI/dia, via oral, por 12 semanas

Maiores do que 12 anos: 6000 UI/dia, via oral, por 12 semanas

Veja também: Como estão os atendimentos pediátricos em tempos de Covid-19?

  • Superdosagem: indivíduos amedrontados com os informes da mídia sobre um papel hipotético da vitamina D de protetora da COVID-19 e também devido às dificuldades de atendimentos médicos podem se auto prescrever doses inadvertidamente altas da vitamina. 
Intoxicação pela vitamina D

Náuseas / Vômitos

Astenia

Constipação

Desidratação

Nefrolitíase

Confusão mental

 

  • Um aporte de vitamina D apropriado durante a quarentena da COVID-19 pode ser obtido através de:
  • 80 a 90% do aporte: Exposição de braços e pernas ao sol, sem protetor solar, 15 minutos ao dia (evitar o horário entre as 10 e 16 horas – maior intensidade de raios ultravioleta B (UVB)
  • 10 a 20% do aporte: Consumir alimentos ricos em vitamina D (como salmão, atum e sardinha) infelizmente não fazem parte dos hábitos alimentares da maioria dos brasileiros

Referências bibliográficas:

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Vitamina D e COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/ Acesso em: 21 de abr. 2020

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.