Suplementação de ferro em pacientes críticos com anemia é eficaz?

A anemia afeta de 60 a 80% dos pacientes internados em UTIs. Uma nova pesquisa avaliou a eficácia da suplementação de ferro em pacientes adultos anêmicos.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A anemia afeta de 60 a 80% dos pacientes internados em UTIs. Transfusões de sangue continuam a ser a base do tratamento para a anemia, mas estão associados a riscos e são caros. Uma nova pesquisa avaliou a eficácia e segurança da suplementação de ferro em pacientes adultos anêmicos em UTI.

500x120-usuarios

Pesquisadores analisaram cinco ensaios clínicos randomizados, com um grupo diversificado de pacientes críticos, comparando ferro por qualquer via com placebo/ nenhum ferro.  Os resultados mostraram que:

  • Não houve diferença nos requisitos para transfusão de concentrado de hemácias alogênico (risco relativo de 0,87, IC de 95% para 0,70-1,07, p = 0,18, nos cinco ensaios)
  • Não houve diferença no número médio de unidades transfundidas (diferença média – 0,45, IC de 95% para -1,34 0,43, p = 0,32, nos dois ensaios) em pacientes recebendo ou não ferro
  • Não houve diferença entre os grupos em hemoglobina a curto prazo – até 10 dias (diferença média – 0.25, IC de 95% para -0,79 a 0,28, p = 0,35, nos três ensaios) ou no acompanhamento a médio prazo (diferença média – 0,21, IC de 95% para -0,13 a 0,55, p = 0,23, em três ensaios).
  • Não houve diferença nos desfechos secundários de mortalidade, infecção hospitalar ou duração da estadia.

Os pesquisadores não encontraram evidências de que a suplementação de ferro, quer por via intravenosa ou oral, para tratar a anemia em pacientes críticos reduz reduz necessidade de transfusão de concentrado de hemácias ou aumenta a concentração de hemoglobina.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER6

Referências:

  • Iron Supplementation to Treat Anaemia in Adult Critical Care Patients. A Systematic Review and Meta-analysis. Crit Care. 2016;30(306)
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão