Suplementação de ômega 3 causa proteção cardiovascular?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em janeiro de 2018 foi publicada no JAMA uma meta analise que comparou a incidência de complicações cardiovasculares em pacientes submetidos ao uso de suplementação de ômega 3 e os que não estavam submetidos a tal.

Foram utilizados 10 estudos antigos, e alguns deles concluíam que a redução na incidência de novos episódios de infarto poderia chegar até 19% com suplementação de ômega 3. Para acidente vascular cerebral também ocorria redução, porém mais sutil. Essa era a conclusão que os estudos analisados mostravam isoladamente.

O objetivo dessa meta-analise foi redistribuir os pacientes avaliados nos 10 estudos para comparar o efeito do ômega 3 em pacientes com uso ou não de estatinas, com história prévia de doença cardiovascular ou não, e em relação a fenômenos cardiovasculares diferentes (analisar o impacto no infarto do miocárdio separadamente do impacto para acidente vascular cerebral, por exemplo).

Bateu uma dúvida? O Whitebook refresca sua memória com conteúdos atualizados. Baixe aqui o nosso app.

Levando em conta os desvios padrão, foi considerado que a suplementação pode não ter impacto algum. Acontece que a proteção cardiovascular observada foi baixa, podendo estar influenciada por vários vieses. Inclusive, nos estudos duplo cego o impacto da suplementação foi bem menor do que nos estudos cujo grupo controle não recebeu placebo.

A conclusão final é que pode ser que a suplementação de ômega 3 em 3-4g/dia pode reduzir até 10% a chance de um evento cardiovascular, porém mais estudos devem ser realizados para que sejam entendidos os reais benefícios. Nos próximos estudos devem ser consideradas outras peculiaridades, como tabagismo e história de câncer, para que sejam entendidos o real impacto dessa medida e vieses sejam evitados.

‘Suplementação de ômega 3 e qualidade da visão’

Autora:

Referências:

  • AssociationsofOmega-3FattyAcidSupplementUse With Cardiovascular Disease Risks – JAMA Cardiology – 31 de janeiro de 2018
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar