Leia mais:
Leia mais:
Antivirais na infecção por influenza [vídeo]
Check-up Semanal: aumento de influenza no sudeste brasileiro, saúde cardiovascular e mais! [podcast]
O que sabemos sobre a epidemia de influenza do Rio de Janeiro que se espalha em surtos pelo país?
A relevância da vacinação contra a gripe durante a pandemia de Covid-19: novas atualizações
Surto de gripe no Rio de Janeiro: uma breve reflexão

Surto de gripe no Rio de Janeiro: uma breve reflexão

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A cidade do Rio de Janeiro e a região metropolitana do estado tem enfrentado um surto de infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza H3N2. Além desse vírus, as crianças tem sofrido mais infecções por vírus sincial respiratório, parainfluenza, adenovírus entre ouros. Afinal, por que um surto de gripe em pleno verão tropical? A vacina da gripe previne a infecção?

gripe

O contexto

Antes de mais nada, é importante avaliarmos o contexto social que vivemos nos últimos 22 meses, onde o uso de máscara em ambientes fechados era compulsório, o distanciamento social recomendado e o uso de solução alcoólica para higienização das mãos foi popularizado. Esses novos hábitos, levaram, não só à diminuição da circulação do novo coronavírus, mas como a circulação de todos os vírus que causam infecções respiratórias, de modo que aquele período de contaminação endêmica nos invernos brasileiros não ocorreu e acabou ocorrendo agora, principalmente com as sucessivas flexibilizações em decorrência do momentâneo controle da pandemia (segundo os números no Brasil, mas a variante ômicron pode mudar esse cenário). 

As vacinas que o estado tem oferecido, foram vacinas que sobraram da campanha de vacinação contra a gripe desse ano, produzida com uma cepa diferente da cepa que vem causando esse surto, entretanto estudos precisam ser realizados para avaliar a eficácia cruzada. 

As recomendações para a prevenção são semelhantes às medidas contra a Covid-19: uso de máscara em ambientes fechados, uso de álcool para higienizar as mãos, isolamento domiciliar de pessoas contaminadas e medidas de etiqueta sanitária.

Pessoas do grupo de risco (idosos, gestantes, crianças abaixo de cinco anos, pessoas com comorbidades, pessoas imunossuprimidas) devem buscar atendimento aos primeiros sintomas, porque, diferente da Covid-19, há tratamento medicamentoso específico com oseltamivir, que pode ser prescrito segundo avaliação médica.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Dados extraídos do portal InfoGripe/FIOCRUZ. http://info.gripe.fiocruz.br/ Sanz I, Perez D, Rojo S et al. Las coinfecciones entre gripe y otros virusrespiratorios están asociadas a los niños. Anales de Pediatría. 2020 
  • Ignacio-Torres Marina, Hornero-López Ana, Jiménez-Martínez Emilio, Adamuz Jordi. Incidencia, características y medidas aplicadas en pacientes con gripe A (H1N1) en el contexto hospitalario durante el periodo 2016-2018. Enferm. glob.  [Internet]. 2021  [citado  2021  Dic  06] ;  20( 63 ): 162-179 

      

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.