Página Principal > Podcast > SVCast: Como um paciente psiquiátrico chega no seu plantão?
homem segurando o peito

SVCast: Como um paciente psiquiátrico chega no seu plantão?

Com certeza você já deve ter imaginado um cenário como esse: você sozinho de plantão, nenhum outro médico, só o seu CRM em jogo, quando de repente chega um paciente gritando e com forte dor no peito! Pior ainda, no meio do caminho esse paciente desmaia bem na sua frente! Já pensou?

Ficamos assim porque se tratam de sintomas relacionados a doenças ameaçadoras à vida!

Só para piorar, e se eu ainda te dissesse que não só a dor precordial e a síncope, mas também o Status Epilepticus e até mesmo o temido acidente vascular encefálico podem fazer diagnóstico diferencial com uma importante condição psiquiátrica… Como você ficaria?

Assustador, não é? Você sabia também que uma parte importante dos pacientes prestes a se suicidarem passam por uma emergência antes de consumar o ato?

“Po Miguel, para de me pôr medo, não vou querer mais dar plantão!”

Relaxa! No SVCast de hoje nós vamos bater um papo com o psiquiatra David Sender, que é professor de psiquiatria da Universidade Federal de Juiz de Fora, entende o nosso medo e vai nos tirar essas principais dúvidas e dar as melhores sacadas para já colocarmos em prática!

Muito bacana, não é? Incrível como qualquer condição que faça diagnóstico diferencial com doenças graves nos deixam com um certo pavor! Quer saber mais como ter um domínio sobre o paciente grave? A Sala Vermelha está preparando um Workshop Online pra você. Só clicar no link e se inscrever!

Autor:

 Referências:

  • Martins HS, et al. Emergências clínicas: abordagem prática. 10ª ed., FM USP, São Paulo, 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *