Leia mais:
Leia mais:
Os perigos diretos e indiretos do tabagismo para a saúde dos ossos
Tabagismo: Combinação de medicamentos são eficazes no tratamento?
Check-up Semanal: nova diretriz para TPV, probióticos na tolerância à APLV e mais! [podcast]
Destaque das diretrizes no manejo do tabagismo
Quiz: Agricultor apresentando deformidade nos dedos das mãos que dificultam o trabalho. Qual o diagnóstico?

Tabagismo: Combinação de medicamentos são eficazes no tratamento?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O hábito do tabagismo traz diversos danos ao organismo. Diante de diversas patologias cardiovasculares, a cessação do fumo é indicação importante como parte do tratamento. Entretanto, tanto a dependência química, quanto a social, tonam essa atitude um grande desafio. 

Diversas drogas foram implicadas no tratamento do tabagismo com diferentes taxas de sucesso. Medicamentos antidepressivos, patches e gomas de nicotina e antagonistas dos receptores nicotínicos estão dentro do arsenal terapêutico.

Tanto a vareniclina quanto os patches de nicotina são efetivos no tratamento do tabagismo, entretanto seriam essas duas drogas mais efetivas quando utilizadas em combinação?

tabagismo

Estudo

Um estudo fatorial 2X2, randomizado comparou a varenicilina em monoterapia por 12 semanas (grupo A), vareniclina + patch de nicotina por 12 semanas (grupo B), varenicilina em monoterapia por 24 semanas (grupo C), vareniclina + patch de nicotina por 24 semanas (grupo D) em adultos que fumavam 5 ou mais cigarros por dia.

O desfecho primário foi o autorrelato de abstinência de 7 dias em 52 semanas.

Foram randomizados 1251 pacientes (grupo A = 315 / B 314 / C 311 / D 311), a idade média era de 49 anos e 54% eram mulheres. Apenas 60% dos participantes completaram o tratamento e 70% chegaram ao final do seguimento. Os resultados foram extremamente semelhantes em todos os grupos, tanto na comparação de maior prazo de tratamento quanto na combinação dos fármacos (aproximadamente 24% de desfecho primário em todos os grupos). Não ocorreram interações medicamentosas importantes entre os dois medicamentos.

Leia também: Qual o impacto no tabagismo passivo no risco de artrite reumatoide na idade adulta?

Considerações sobre o tratamento do tabagismo

Por fim não houve diferença entre os grupos, o que reforça que a combinação entre as drogas e a extensão do tratamento não encontram embasamento científico para serem realizados. Isso mostra que atingir a cessação do tabagismo não é tarefa fácil, sendo esse ainda responsável por uma alta carga de doenças cardiovasculares no mundo.

Autor:

Referências bibliográficas:

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.