Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Clínica Médica / TC x USG no paciente com pneumonia por Covid-19
imagem digital do coronavírus causador da covid-19, que pode chegar na retina

TC x USG no paciente com pneumonia por Covid-19

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Na pneumonia por Covid-19 a tomografia computadorizada é o exame de escolha, por ser mais sensível que a radiografia na detecção das alterações pulmonares e mais precisa na avaliação do grau de comprometimento pulmonar pela pneumonia viral. Um novo estudo, publicado no periódico Intensive Care Medicine, demonstrou que a ultrassonografia pulmonar pode ser uma possível alternativa menos custosa à TC.

Para esse estudo observacional, realizado entre março e abril de 2020, pesquisadores incluíram 100 pacientes adultos de quatro hospitais universitários da França, que apresentaram dispneia aguda e tiveram PCR positivo para SARS-CoV-2. USG pulmonar e TC de tórax foram realizadas nesses doentes em 24 horas após a admissão.

As alterações pulmonares na USG foram analisadas com o uso do Escore Ultrassonográfico Pulmonar (LUS –
Lung Ultrasound Score, no inglês).

Baixe a nova edição da Revista PEBMED aqui!

TC x USG na pneumonia por coronavírus

O LUS score foi associado à gravidade da pneumonia avaliada por TC de tórax e características clínicas (p < 0.0001). Além disso, um LUS score alto também foi relacionado ao uso de ventilação mecânica e com uma relação SpO2/FiO2 abaixo de 357.

Com base nesses resultados, os pesquisadores concluíram que a USG pulmonar pode ser uma alternativa menos custosa à TC de tórax para avaliar a gravidade da pneumonia por Covid-19.

No Brasil, algumas unidades de terapia intensiva contam com aparelhos de ultrassonografia, no entanto, há uma escassez de médicos qualificados para realizar o exame. Por isso, apesar dos resultados positivos do estudo, adaptar à realidade brasileira pode ser desafiador.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

  • Zieleskiewicz, L., Markarian, T., Lopez, A. et al. Comparative study of lung ultrasound and chest computed tomography scan in the assessment of severity of confirmed COVID-19 pneumonia. Intensive Care Med (2020). https://doi.org/10.1007/s00134-020-06186-0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.