Leia mais:
Leia mais:
Dermatite atópica pediátrica: gravidade e associação com dificuldades de aprendizado
EAP 2021: monitoramento dos efeitos cardiovasculares em crianças em tratamento para TDAH
Jogos no computador ajudam a memória de crianças hiperativas? 
Como ajudar crianças com TEA e TDAH no período de confinamento?
Obesidade materna pode estar ligada à distúrbios como o TDAH em crianças?

TDAH: possivelmente autoimune?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Artigos publicados recentemente sugerem que as doenças autoimunes desempenham um papel na patogênese de diferentes distúrbios neurológicos. A partir dessa hipótese, um novo estudo investigou a associação entre uma história pessoal e familiar de doença autoimune e o risco de desenvolver transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Para esse estudo, pesquisadores analisaram 983.680 indivíduos nascidos na Dinamarca, acompanhados de 1995 a 2012. As informações sobre doenças autoimunes e TDAH foram obtidas a partir dos bancos Danish National Hospital Register e Danish Psychiatric Central Register.

No total, 23.645 crianças foram diagnosticadas com TDAH durante o período de estudo. A doença autoimune foi associada com um risco aumentado de TDAH por uma proporção de taxa de incidência de 1,24 (intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,10 – 1,40).

A análise primária associou doença autoimune materna com TDAH na prole (taxa de incidência: 1,12; IC 95%: 1,06 – 1,19). Em geral, uma história paterna de doenças autoimunes não foi significativamente associada.

Nas análises exploratórias envolvendo 30 transtornos autoimunes selecionados, observou-se um risco aumentado de TDAH em crianças com história familiar de tireotoxicose, diabetes tipo 1, hepatite autoimune, psoríase e espondilite anquilosante.

Pelos resultados desse estudo, os pesquisadores concluíram que a história pessoal e materna de doença autoimune foram associadas com um risco aumentado de TDAH. A associação relatada por estudos anteriores entre diabetes tipo 1 e TDAH foi confirmada.

Veja também: ‘Diagnóstico e tratamento de TDAH na idade pré-escolar’

Referências:

  • Associations Between Autoimmune Diseases and Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: A Nationwide Study. Nielsen, Philip Rising et al. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry , Volume 56 , Issue 3 , 234 – 240.e1
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar