Leia mais:
Leia mais:
5 inovações tecnológicas que estão mudando a saúde
5 novidades da tecnologia na saúde que todo médico deve estar atento
Uso seguro de medicamentos na Covid-19: o que o enfermeiro precisa saber?
Qual é a importância da tecnologia para a prescrição de medicamentos?
Atualização de medicamentos e conteúdos novos em destaque

Qual é a importância da tecnologia para a prescrição de medicamentos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

O uso da tecnologia para a prescrição de medicamentos é fundamental para reduzir erros médicos, aumentar a segurança dos pacientes e trazer mais respaldo jurídico para os profissionais.

O termo “tecnologia em saúde” pode ser definido como equipamentos, softwares médicos, materiais, programas e protocolos assistenciais que ajudam a promover qualidade de vida para médicos e pacientes.

Essas tecnologias são imprescindíveis em momentos como a prescrição de medicamentos.

O estudo divulgado no Seminário de Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde afirma que até 27% de todos os erros de prescrição podem ser relacionados a históricos incompletos.

“Segundo a OMS, “erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e ferem aproximadamente 1,3 milhão de pessoas anualmente nos Estados Unidos da América”. A partir do exposto, fica clara a necessidade da utilização de tecnologias em saúde para aprimorar o sistema de medicação e auxiliar na prevenção dos erros de medicação.”

Continue a leitura e descubra quais ferramentas podem melhorar ainda mais sua prática médica!

3 tecnologias importantes para a prescrição de medicamentos

O estudo citado no início do conteúdo mostra que mesmo quando os profissionais de saúde são extremamente experientes, ainda é possível cometer falhas no momento da prescrição.

“É comum que os erros de medicação estejam associados a alguma falha na atuação do profissional de saúde, que pode ser por falta de atenção e/ou comunicação, desvio de rotina, descumprimento de normas, etc. Sendo assim, o fator que se destaca como uma das principais causas dos erros é o humano.”

Algumas tecnologias conseguem evitar completamente esse tipo de situação. Veja a seguir como elas fazem isso na prática!

Profissionais usam recurso tecnológico para a prescrição de medicamentos

1. Prescrição eletrônica

A prescrição eletrônica é a versão digital da receita tradicional de medicamentos, feita no papel.

Por meio dessa tecnologia é possível padronizar todos os itens necessários para uma prescrição segura, além de garantir legibilidade e ausência de rasuras.

Entre suas principais vantagens, podemos citar:

  • Envio de qualquer lugar para pacientes por meio de SMS, e-mail ou WhatsApp;
  • Banco de medicamentos atualizado com nomes, faixa de preços e posologias;
  • Alerta de interação medicamentosa;
  • Armazenamento seguro dos dados, principalmente quando a prescrição se encontra em um software médico de qualidade;
  • Histórico completo de todos os medicamentos prescritos para o paciente.

Ou seja, erros como letras ilegíveis, nomes de medicamentos desatualizados, mal-entendidos por parte dos pacientes ou perda do documento, são completamente evitados.

Um estudo realizado em um hospital universitário na Espanha observou que, após a implementação do registro eletrônico na administração de medicamentos, houve uma redução de erros de 48% para 37%.

Dê uma olhada neste trecho adaptado da pesquisa:

“Uma das estratégias de prevenção dos erros de medicação é a utilização da prescrição eletrônica, pois o uso dessa ferramenta reduz erros de legibilidade e facilita a comunicação entre as equipes.”

2. Whitebook

O Whitebook é o aplicativo médico mais baixado do Brasil, e conta com mais de 9.200 conteúdos produzidos por médicos e para médicos, divididos em assuntos, como:

  • Condutas;
  • Medicamentos;
  • Prescrições;
  • Calculadoras;
  • Atlas de imagens, e muito mais!

Mais de 500 conteúdos por mês são produzidos e atualizados pelos especialistas da PEBMED, o que auxilia os profissionais de saúde a tomarem decisões clínicas com mais segurança e assertividade.

Esse aplicativo pode ser de grande ajuda em momentos como a prescrição de medicamentos.

Todo médico sabe que a área farmacêutica traz atualizações a todo momento, e é impossível estar completamente atualizado sobre essas novidades sem a ajuda da tecnologia.

Portanto, se você quer economizar tempo, ter conteúdos com bibliografia revisados, bulário completo com posologias e tomar a decisão mais atualizada para seu paciente, considere baixar o Whitebook.

3. Assinatura digital

A assinatura digital permite que você assine documentos como prontuário eletrônico, prescrição de medicamentos e solicitação de exames pela internet.

Para conseguir assinar digitalmente seus documentos, primeiro, é necessário obter um certificado digital. Ele é uma identidade virtual para pessoas físicas e jurídicas, também conhecido como RG eletrônico.

Com essa tecnologia, suas assinaturas digitais possuem a mesma validade jurídica que documentos assinados à mão em cartório.

Dessa forma, é possível prescrever medicamentos para os pacientes a distância, enviar a receita assinada digitalmente por mensagem, e eles não precisam ir até seu consultório apenas para pegar a prescrição.

Essa praticidade é essencial em momentos como perda da receita original. Geralmente, os pacientes precisam gastar recursos com locomoção e estacionamento para voltar ao consultório.

Com a assinatura digital e a prescrição eletrônica, você consegue enviar a receita com total segurança pela internet.

Além disso, um certificado digital garante que ninguém falsificará sua assinatura, além de contar com tecnologias como criptografia e sistema anti-fraude.

O ideal é que essas tecnologias estejam integradas a um prontuário eletrônico dentro de um software médico que atenda todas as suas necessidades.

Assim, você consegue centralizar todas as ferramentas que precisa em um único lugar.

O que achou das 3 tecnologias para a prescrição de medicamentos? Já usa alguma no seu dia a dia? Compartilhe sua experiência aqui embaixo nos comentários!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar