Terapia de anticorpos não demonstra eficácia na prevenção pós-exposição por Covid-19 - PEBMED

Terapia de anticorpos não demonstra eficácia na prevenção pós-exposição por Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Nesta semana, a farmacêutica AstraZeneca anunciou que sua terapia desenvolvida para Covid-19, uma combinação de anticorpos de longa ação, não teve a eficácia esperada. Segundo a empresa, o estudo, intitulado STORM CHASER, que avaliava o uso do AZD7442 em comparação com placebo não atingiu o objetivo primário de prevenção pós-exposição ao vírus.

Os dados são do estudo realizado no Reino Unido e Estados Unidos. Em abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização para realização do mesmo ensaio clínico no Brasil, mas ainda não há informações sobre dados locais.

Veja mais: Vacinação da Covid-19 em gestantes e puérperas: o precisamos saber até o momento?

terapia de anticorpos intramuscular para covid-19

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Terapia de anticorpos para Covid-19

O STORM CHASER é um ensaio clínico multicêntrico de fase 3, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, que está avaliando a segurança e eficácia de uma dose de AZD7442 em pacientes que, dentro de oito dias, tiveram contato com um paciente confirmado para Covid-19.

Os participantes eram adultos com mais de 18 anos, não vacinados, que compartilhavam uma casa com um paciente confirmado ou viviam em residências institucionais (alojamento militar, dormitórios, etc.); trabalhadores de saúde; trabalhadores de instituições de longa permanência; entre outros.

Os 1.121 inscritos foram randomizados em uma proporção de 2: 1 para receber uma única dose intramuscular (IM) de 300mg de AZD7442 (n = 749) ou placebo salino (n = 372). O desfecho primário foi o primeiro caso de doença sintomática positiva para SARS-CoV-2 por RT-PCR. A análise primária deveria ser conduzida 30 dias após a ocorrência de 25 eventos que atendessem à definição do desfecho de eficácia.

Leia também: Covid-19 e antibioticoterapia

Todos os participantes tiveram um teste de anticorpos contra SARS-CoV-2 negativo no dia da dosagem para excluir infecção anterior, e um esfregaço nasofaríngeo também foi coletado.

Resultados

Na população do estudo, o AZD7442 reduziu o risco de desenvolver Covid-19 sintomática em 33% (intervalo de confiança de 95% (IC): -26, 65) em comparação com o placebo, o que não foi estatisticamente significativo. Houve 23 casos de doença sintomática no braço AZD7442 (23/749) e 17 casos no grupo placebo (17/372).

Em uma análise post-hoc, em participantes com PCR negativo no início do estudo, o AZD7442 reduziu o risco de desenvolver doença sintomática em 92% (IC de 95%: 32, 99) em comparação ao placebo mais de sete dias após a dosagem e em 51 % (IC 95%: -71, 86) até sete dias após a dosagem. Esta análise foi baseada no período de incubação do vírus atualmente conhecida, que sugere que casos que ocorrem em mais de sete dias após dose podem estar relacionados a uma infecção posterior à mesma.

A farmacêutica anunciou que, apesar dos resultados, outros estudos estão sendo realizados com a terapia de anticorpos para entender sua função na prevenção pré-exposição (estudo PROVENT) e também como tratamento precoce (TACKLE).

Veja também: Remdesivir para tratamento da Covid-19: Quando e como usar?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar