Leia mais:
Leia mais:
Terapia de reposição hormonal diminui o risco de demência?
Eficácia das intervenções de sintomas depressivos em pacientes com demência
Qual é a relação entre idade, menopausa e demência?
Quais os efeitos dos “medicamentos Z” para pessoas com demência?
Pesquisas sobre demência conseguiram avançar em 2020?

Terapia de reposição hormonal diminui o risco de demência?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A síndrome climatérica se manifesta em 80% das mulheres com sintomas físicos e psíquicos (BRINTON, 2015). Dentre essas pacientes, 70% apresentam sintomas que podem levar ao declínio neurológico no futuro. De acordo com Zarate (2017), os hormônios sexuais desempenham um papel importante como neuroprotetores, principalmente o estrogênio, o que nos leva ao questionamento de se a terapia de reposição hormonal (TRH) pode diminuir o risco de demência.

Leia também: Eficácia das intervenções de sintomas depressivos em pacientes com demência

Terapia de reposição hormonal diminui o risco de demência

Estudo recente

Em agosto de 2021, foi publicado um estudo caso-controle envolvendo 118.501 mulheres com diagnóstico de demência quando tinham 55 anos ou mais, e 497.416 mulheres no grupo controle. O objetivo deste estudo foi associar a demência com os tipos de TRH e sua duração.

Saiba mais: Qual é a relação entre idade, menopausa e demência?

Segundo Vinogradova (2021), nenhum aumento no risco de demência foi observado nas pacientes em uso de TRH. As mulheres com menos de 80 anos que usaram TRH com estrogênio isolado por dez anos ou mais tiveram uma queda no risco global de demência. Houve um aumento no risco de desenvolver doença de Alzheimer nas mulheres que usaram TRH combinada (estrogênio + progesterona), por um período de cinco a nove anos ou mais que dez anos. O autor destaca a necessidade de mais estudos para analisar os riscos da TRH com progesterona.

Mensagem final

Com o aumento da população idosa no Brasil, é necessário que nós, ginecologistas, que atuamos como clínicos da mulher pratiquemos uma medicina integral para promover melhorias na qualidade de vida e saúde de nossas pacientes. De acordo com Vinogradova (2021), seu artigo mostra que é imprescindível a TRH ser individualizada, pois, isso diminui as complicações e aumenta os benefícios da TRH nas mulheres. Portanto, na hora de prescrever a TRH, devemos nos ater a detalhes como esse para não causar malefícios às pacientes.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Vinogradova Y, Dening T, Hippisley-Cox J, Taylor L, Moore M, Coupland C et al. Use of menopausal hormone therapy and risk of dementia: nested case-control studies using QResearch and CPRD databases BMJ 2021;374:n2182. doi:10.1136/bmj.n2182
  • Brinton RD, Yao J, Yin F, Mack WJ, Cadenas E. Perimenopause as a neurological transition state. Nat Rev Endocrinol 2015;11:393-405. doi:10.1038/nrendo.2015.82
  • Zárate S, Stevnsner T, Gredilla R. Role of Estrogen and Other Sex Hormones in Brain Aging. Neuroprotection and DNA Repair. Front Aging Neurosci 2017;9:430. doi:10.3389/fnagi.2017.00430
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar