Página Principal > Ginecologia e Obstetrícia > Terapia hormonal na pós-menopausa: nova diretriz indica as melhores condutas
medico segurando uma prancheta durante o atendimento com paciente

Terapia hormonal na pós-menopausa: nova diretriz indica as melhores condutas

Tempo de leitura: 1 minuto.

Em 2010, um estudo da Women’s Health Initiative (WHI) indicou que a terapia hormonal está associada a efeitos adversos graves em mulheres na pós-menopausa. Desde então, o uso dessa terapia durante a menopausa diminuiu.

Com base nessa e outras evidências mais recentes, A US Preventive Services Task Force (USPSTF) atualizou suas diretrizes de 2012 sobre o uso de terapia hormonal para prevenção primária de condições crônicas em mulheres na pós-menopausa.

As recomendações são:

1) A USPSTF não recomenda o uso de estrogênio e progesterona combinados para a prevenção primária de doenças crônicas em mulheres na pós-menopausa (recomendação D – moderada).

2) A USPSTF não recomenda o uso exclusivo de estrogênio para a prevenção primária de doenças crônicas em mulheres pós-menopáusicas que tiveram uma histerectomia (recomendação D – moderada).

Veja a publicação completa nesse link.

Referências:

  • Hormone Therapy for the Primary Prevention of Chronic Conditions in Postmenopausal WomenUS Preventive Services Task Force Recommendation Statement. JAMA. 2017;318(22):2224–2233. doi:10.1001/jama.2017.18261

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.