Terapia nutricional para o blues no puerpério imediato?

O blues pós-parto é uma alteração frequente no puerpério imediato, caracterizada por um estado de tristeza e instabilidade emocional, com picos no 5º dia.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O blues pós-parto é uma alteração frequente no puerpério imediato, caracterizada por um estado de tristeza e instabilidade emocional, com picos no 5º dia após o nascimento do bebê. Mulheres que sofrem de blues pós-parto intenso estão mais propensas a desenvolver depressão pós-parto.

No puerpério imediato, os níveis de estrogênio e progesterona de uma mulher despencam. Isso causa uma elevação acentuada nos níveis de monoamina oxidase A (MAO-A) no cérebro, que é um mediador da depressão pós-parto.

Pesquisadores criaram um suplemento dietético (composto de 2g de triptofano, 10g de tirosina e suco de mirtilo) e testaram sua eficácia no combate e redução dos efeitos dos níveis elevados de MAO-A. O estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, incluiu 41 mulheres, no qual 21 receberam o suplemento nos dias 3, 4 e 5 pós parto e 20 serviram como controles.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Duas medidas de depressão validadas foram administradas imediatamente antes do parto e no 5º dia pós-parto. No grupo de controle, a maioria dos escores de depressão média foi muito pior no dia 5 do que antes do parto. No grupo que recebeu suplementos, os escores não aumentaram após o parto (p < 0.001).

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que esse suplemento dietético projetado para combater os efeitos da atividade elevada de MAO-A elimina a vulnerabilidade ao humor deprimido durante o pico de blues pós-parto. Agora, são necessários novos estudos com grupos maiores para confirmar os efeitos da terapia nutricional.

Referências:

  • Selective dietary supplementation in early postpartum is associated with high resilience against depressed mood. PNAS 2017 114 (13) 3509-3514; published ahead of print March 13, 2017, doi:10.1073/pnas.1611965114
  • https://www.jwatch.org/na43796/2017/04/06/nutritional-therapy-postpartum-blues-might-be-effective
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão