Tiamina no choque séptico: existe benefício?

Estudo publicado na revista Critical Care Medicine em julho de 2018 sugere um potencial benefício da tiamina no tratamento de pacientes em choque séptico.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Estudo publicado na revista Critical Care Medicine em julho de 2018 sugere um potencial benefício da tiamina no tratamento de pacientes em choque séptico. A aumentada demanda metabólica do choque séptico é bem conhecida, bem como seu potencial de causar deficiência de tiamina neste contexto. No entanto, a reposição desse déficit teria benefício em desfechos?

Estudo de coorte retrospectiva comparou os desfechos de pacientes que receberam tiamina em relação a pacientes que não receberam. Todos os 1.049 participantes elegíveis para o estudo estavam de acordo com os critérios Sepsis-3 para choque séptico (lactato > 2,0 mmol/L em uso de vasopressor) à admissão hospitalar. Deste grupo, foram identificados 123 que receberam a reposição de tiamina, que foram pareados demograficamente e quanto à gravidade da doença a 246 pacientes no grupo controle (que não receberam tiamina).

LEIA MAIS: Corticoide e fludrocortisona no choque séptico – existem benefícios?

Esquizofrenia: apresentação psicopatológica e diagnóstico

Choque séptico e tiamina

O desfecho primário foi o tempo para obtenção documentada do clearance de lactato, apresentando entre outros desfechos secundários a mortalidade em 28 dias. O clearance de lactato foi significativamente melhorado em pacientes que receberam tiamina em relação àqueles que não receberam (razão de risco (RR) = 1,3), e na análise multivariada ajustada por fatores clínicos, houve diminuição significativa da mortalidade em 28 dias (RR = 0,67).

Por se tratar de um estudo pequeno, unicêntrico, retrospectivo e sem randomização, o mesmo está sujeito a muitos vieses, o que limita bastante a adoção como recomendação. Ainda assim, a redução significativa da mortalidade em 28 dias observada é um incentivo para estudos maiores e com metodologia para maior nível de evidência.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Woolum JA et al. Effect of thiamine administration on lactate clearance and mortality in patients with septic shock. Crit Care Med 2018 Jul 18.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.