Leia mais:
Leia mais:
PEBMED e ILAS: terapia antimicrobiana na sepse [podcast]
Sepse: devo acompanhar o lactato? (caso clínico)
PEBMED e ILAS: Destaques da Surviving Sepsis Campaign (2021) [podcast]
PEBMED e ILAS: reabilitação na sepse [podcast]
PEBMED e ILAS: destaques da Surviving Sepsis Campaign – manejo da sepse e choque séptico

Tiamina no choque séptico: existe benefício?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Estudo publicado na revista Critical Care Medicine em julho de 2018 sugere um potencial benefício da tiamina no tratamento de pacientes em choque séptico. A aumentada demanda metabólica do choque séptico é bem conhecida, bem como seu potencial de causar deficiência de tiamina neste contexto. No entanto, a reposição desse déficit teria benefício em desfechos?

Estudo de coorte retrospectiva comparou os desfechos de pacientes que receberam tiamina em relação a pacientes que não receberam. Todos os 1.049 participantes elegíveis para o estudo estavam de acordo com os critérios Sepsis-3 para choque séptico (lactato > 2,0 mmol/L em uso de vasopressor) à admissão hospitalar. Deste grupo, foram identificados 123 que receberam a reposição de tiamina, que foram pareados demograficamente e quanto à gravidade da doença a 246 pacientes no grupo controle (que não receberam tiamina).

LEIA MAIS: Corticoide e fludrocortisona no choque séptico – existem benefícios?

estetoscopio

Choque séptico e tiamina

O desfecho primário foi o tempo para obtenção documentada do clearance de lactato, apresentando entre outros desfechos secundários a mortalidade em 28 dias. O clearance de lactato foi significativamente melhorado em pacientes que receberam tiamina em relação àqueles que não receberam (razão de risco (RR) = 1,3), e na análise multivariada ajustada por fatores clínicos, houve diminuição significativa da mortalidade em 28 dias (RR = 0,67).

Por se tratar de um estudo pequeno, unicêntrico, retrospectivo e sem randomização, o mesmo está sujeito a muitos vieses, o que limita bastante a adoção como recomendação. Ainda assim, a redução significativa da mortalidade em 28 dias observada é um incentivo para estudos maiores e com metodologia para maior nível de evidência.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Woolum JA et al. Effect of thiamine administration on lactate clearance and mortality in patients with septic shock. Crit Care Med 2018 Jul 18.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.