Top 10 fevereiro: o que foi destaque?

Tempo de leitura: 2 min.

Fevereiro foi um mês de muitos acontecimentos, principalmente no meio médico.  Veja aqui no TOP 10 fevereiro quais foram os principais assuntos. Vamos conferir?

TOP 10 fevereiro

    1. Mesa Redonda: impacto das novas variantes SARS-Cov-2
      O evento online Mesa Redonda da Cátedra Oswaldo Cruz abordou o impacto das novas variantes SARS-Cov-2 para a população e para as vacinas.
    2. Síndrome multissistêmica pós-Covid-19: até 100 crianças são internadas por semana, no Reino Unido
      No Reino Unido, até 100 crianças estão sendo hospitalizadas semanalmente por síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P).
    3. Doses elevadas de anticoagulante profilático em pacientes com Covid-19, quando indicar?
      Os pacientes que desenvolvem pneumonia grave por Covid-19 e necessitam de tratamento em UTI possuem risco aumentado de eventos trombóticos.
    4. Colchicina em pacientes com Covid-19 é eficaz?
      Estudo analisa o uso e benefício da colchicina em relação a complicações em pacientes não hospitalizados com diagnóstico de Covid-19.
    5. Covid-19 e infecções fúngicas
      Doenças fúngicas invasivas podem apresentar altas taxas de mortalidade e sua associação com a Covid-19 vem sendo vista com maior frequência.
    6. Anosmia relacionada à Covid-19: por que acontece e como podemos tratar? [podcast]
      No podcast especial, conversamos com o otorrinolaringologista Felippe Felix sobre anosmia e alterações de paladar na Covid-19.
    7. O que é Covid-19 crônica e quais são os sintomas?
      Versão pré-print, sem peer review, de uma meta-análise analisa sobre os principais efeitos clínicos e laboratoriais de Covid-19 crônica.
    8. Reações alérgicas após primeira dose da vacina para Covid-19 da BioNTech e Pfizer
      Sabe-se que reações adversas como resultado de vacina são comuns, porém reações anafiláticas consistem em uma grave reação alérgica.
    9. Deficiência de vitamina D e Covid-19: o que há de novo?
      Estudos vêm correlacionando a deficiência de vitamina D com um maior risco de complicações junto a infecção por Covid-19. Entenda os motivos.
    10. Papel do zinco na Covid-19 e seu impacto na reprodução
      E nosso campeão de acessos foi uma análise de um artigo da revista Springer Nature relatando uma sobreposição entre sintomas de Covid-19 e deficiência de zinco.
Relacionados