Transporte intra-hospitalar seguro: o que é e como fazer?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O transporte de pacientes críticos é uma rotina na maioria dos hospitais, sendo o motivo mais frequente a necessidade de exames radiológicos (TC e/ou RM). Preparamos um texto para você que faz plantões de emergência ou CTI conhecer os riscos e as medidas preventivas para este que será um evento cotidiano na sua rotina.

transporte intra-hospitalar

O transporte é seguro?

O mais seguro para o paciente é ficar no leito. Toda mobilização envolve riscos, que será proporcional à infraestrutura, preparo da equipe e doença de base. Em um estudo nacional de um grupo do Paraná, as complicações mais frequentes foram:

  • No paciente (44%)

1. Taquicardia

i. Hiper ou hipotensão
ii. Taquipneia
iii. Agitação
iv. Dessaturação

  • No equipamento (23%)

1. Esgotamento do cilindro de oxigênio
2. Esgotamento da bateria do monitor e/ou respirador

  • Na equipe (19%)

1. Interrupções indevidas na ventilação
2. Medicação em quantidade insuficiente e/ou falha na infusão

Um estudo chinês mostrou resultados semelhantes. Outro grupo observou que as enfermarias e/ou quartos de internação são o local com maior risco no transporte e que a etapa mais sensível a erros é o preparo dos equipamentos e o check-list de segurança antes do transporte começar. Os pacientes neurocríticos e aqueles com SARA grave são os grupos com maior risco no transporte.

Como prevenir?

A prevenção é a etapa chave. Começa com o preparo do paciente, check list de equipamentos, cuidados no manuseio durante mobilização, comunicação com o setor que irá receber o paciente e racionalização do número e tempo dos exames e procedimentos solicitados fora da unidade. Em relação à equipe, não há um padrão oficial. Um artigo americano sugere uma enfermeira no paciente sem aminas e sem ventilação mecânica. No paciente grave, com aminas e/ou respirador, um médico e uma enfermeira.

Na figura abaixo fizemos um esquema com as etapas da prevenção de complicações no transporte intra-hospitalar (clique para ampliar).

transporte intra-hospitalar

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar