Página Principal > Psiquiatria > Transtorno de estresse pós-traumático e sistema vestibular

Transtorno de estresse pós-traumático e sistema vestibular

Tempo de leitura: 2 minutos.

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é definido como um transtorno de ansiedade resultante de um evento psicologicamente estressante que evoca medo extremo, desamparo ou horror. Esse evento está relacionado à morte, ameaça de morte, dano à integridade física ou mental ou lesão traumática e inclui experiência de combate, catástrofe natural, agressão física, estupro ou acidente grave.

O evento traumático e a tríade psicopatológica são características centrais do TEPT. Em resposta ao evento traumático, desenvolvem-se três dimensões de sintomas: o reexperimentar do evento traumático, a esquiva de estímulos associados e a presença persistente de sintomas de hiperestimulação autonômica.

Tontura, desorientação e/ou desequilíbrio postural são comuns entre veteranos com TEPT em ambientes como mercearias e shoppings. A etiologia destes sintomas é pouco compreendida e alguns atribuem à ansiedade ou lesão cerebral traumática. Contudo, existe a possibilidade de que o sistema vestibular danificado possa contribuir com estes sintomas.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

A publicação da Plos One realizada por Haber e colaboradores foi a primeira que descreveu os sintomas relacionados a natureza vestibular em veteranos com e sem TEPT.

Os dados deste estudo mostraram que a ansiedade contribuiu minimamente nos sintomas de tonturas relatados por veteranos com TEPT. Os resultados indicaram que os veteranos com pior sintomas de TEPT reportaram aumento dos sintomas relacionados ao sistema vestibular. Além disso, veteranos com TEPT relataram 3 vezes mais tonturas relacionadas com a deficiência do que os veteranos sem TEPT.

Desta forma, observou-se possíveis evidências para a notificação de sintomas vestibulares em veteranos com TEPT, o que pode ser explicado por um possível comprometimento vestibular subjacente.

Veja também: ‘Diagnóstico e tratamento de TDAH na idade pré-escolar’

Autor:

Referências:

  • Haber YO, Chandler HK, Serrador JM. Symptoms Associated with Vestibular Impairment in Veterans with Posttraumatic Stress Disorder. PLoS One [Internet]. 2016;11(12):e0168803. Available from: https://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0168803

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.