Leia mais:
Leia mais:
O início do tratamento anti-hipertensivo pode ter impacto na qualidade de vida?
Quiz: Mulher com lesões amareladas nas pálpebras. Qual o diagnóstico?
Renina e o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário
ESC 2021: qual é a meta pressórica ideal em pacientes hipertensos idosos?
ESC 2021: produto “substituto do sal” pode reduzir o risco cardiovascular

Tratamento Anti-Hipertensivo em idosos: estamos no caminho certo?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Hipertensão é uma das doenças mais prevalentes nos ambulatórios e enfermarias, sendo uma das causas preveníveis mais importantes de AVC e infarto do miocárdio. Em idosos maiores que 85 anos, a adequação da redução da pressão arterial permanece controversa. Um estudo publicado no Jornal Age and Aging testou se a pressão arterial sistólica está associada com a mortalidade por todas as causas e mudança na função cognitiva para pacientes com tratamento anti-hipertensivo prescrito e àqueles sem tratamento nesta faixa etária.

Foi realizado um estudo de coorte em Leiden, na Holanda, em que todos os habitantes com mais de 85 anos completos, entre 1997 e 1999, foram convidados a participar. Os autores avaliaram a pressão arterial sistólica basal e uso de tratamento anti-hipertensivo relacionando com mortalidade por todas as causas e mudança na função cognitiva medida pelo Mini-Exame do Estado Mental.

Participaram do estudo 570 idosos, dos quais 249 (44%) receberam prescrição de terapia anti-hipertensiva. Os resultados mostraram que a mortalidade por todas as causas foi maior nos participantes com tratamento anti-hipertensivo com pressão arterial mais baixa. Além disso, os participantes que tomaram anti-hipertensivos mostraram uma associação entre o declínio cognitivo acelerado e pressão arterial mais baixa. Nos participantes que não usaram tratamento anti-hipertensivo, não foram observadas associações significativas entre pressão arterial e mortalidade ou declínio cognitivo.

Outros estudos já haviam mostrado resultados parecidos, sendo todos os estudos citados de coorte, com as limitações intrínsecas deste modelo. Além disso, pode ter ocorrido um viés com os participantes que receberam prescrição mas não usaram a medicação corretamente. Apesar das limitações, o levantamento reforça uma questão importante: devemos mudar nosso alvo de pressão arterial nos pacientes mais idosos? Os autores sugerem uma abordagem individualizada no tratamento de hipertensão em pessoas frágeis com mais de 80 anos, tendo em vista a falta de evidências a respeito do melhor alvo para essa população.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Lower Blood Pressure During Antihypertensive Treatment Is Associated with Higher All-Cause Mortality and Accelerated Cognitive Decline in the Oldest-old. Data From the Leiden 85-Plus Study Sven Streit; Rosalinde K. E. Poortvliet; Jacobijn Gussekloo. Age Ageing. 2018;47(4):545-550.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar