Tratamento para varíola é aprovado: qual a importância desta novidade?

Foi anunciada esta semana, pela FDA dos EUA, a aprovação do tecovirimat, o primeiro medicamento com indicação para o tratamento da varíola.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Foi anunciada esta semana, pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, a aprovação do tecovirimat, o primeiro medicamento com indicação para o tratamento da varíola. Em 1980, a doença foi declarada erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Então, por que esta aprovação em 2018?

O tecovirimat veio como uma resposta à possibilidade de a varíola ser usada como arma biológica. O medicamento é o primeiro produto a receber um comprovante de revisão de prioridade de contramedidas médicas de ameaça material, que oferece incentivos adicionais para certos produtos médicos destinados a tratar ou evitar danos causados ​​por ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares específicas.

A eficácia da tecovirimat contra a varíola foi demonstrada em estudos de animais infectados com vírus intimamente relacionados com o da varíola. Como o estudo em humanos não era viável, o tecovirimat foi aprovado sob a regra de animais da FDA, que permite que os resultados de estudos em animais apoiem uma aprovação.

LEIA MAIS: Mitos e verdades sobre a vacinação

variola

Sobre a varíola

Varíola é uma doença altamente infecciosa caracterizada por febre, erupção cutânea e alta taxa de mortalidade, que já foi responsável por 10% de todas as mortes do mundo.  A erradicação global da doença foi considerada uma das maiores conquistas da medicina moderna.

Uma combinação incomum de fatores facilitou a erradicação:

  • Seres humanos eram o único reservatório conhecido para o vírus
  • Não existia estado de portador assintomático
  • Uma vacina eficaz estava disponível
  • A vacinação de contatos resultou na prevenção ou modificação da doença

Embora não tenha havido casos relatados desde então, o interesse contínuo por esse vírus permanece devido à preocupação com a varíola como potencial agente de bioterrorismo.

A doença ocorria em duas formas: varíola maior, que era uma doença grave (taxa de mortalidade de 30 a 50% no indivíduo não vacinado) e varíola menor, que era uma infecção mais leve (taxa de mortalidade inferior a 1%). As duas formas são causadas por diferentes cepas do vírus. Complicações da infecção por varíola incluíam infecções bacterianas secundárias da pele, ceratite de ulcerações da córnea e encefalite.

LEIA MAIS: Alerta de sarampo no Brasil – o que você precisa saber

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades