Tratamento para varíola é aprovado: qual a importância desta novidade?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Foi anunciada esta semana, pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, a aprovação do tecovirimat, o primeiro medicamento com indicação para o tratamento da varíola. Em 1980, a doença foi declarada erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Então, por que esta aprovação em 2018?

O tecovirimat veio como uma resposta à possibilidade de a varíola ser usada como arma biológica. O medicamento é o primeiro produto a receber um comprovante de revisão de prioridade de contramedidas médicas de ameaça material, que oferece incentivos adicionais para certos produtos médicos destinados a tratar ou evitar danos causados ​​por ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares específicas.

A eficácia da tecovirimat contra a varíola foi demonstrada em estudos de animais infectados com vírus intimamente relacionados com o da varíola. Como o estudo em humanos não era viável, o tecovirimat foi aprovado sob a regra de animais da FDA, que permite que os resultados de estudos em animais apoiem uma aprovação.

LEIA MAIS: Mitos e verdades sobre a vacinação

variola

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Sobre a varíola

Varíola é uma doença altamente infecciosa caracterizada por febre, erupção cutânea e alta taxa de mortalidade, que já foi responsável por 10% de todas as mortes do mundo.  A erradicação global da doença foi considerada uma das maiores conquistas da medicina moderna.

Uma combinação incomum de fatores facilitou a erradicação:

  • Seres humanos eram o único reservatório conhecido para o vírus
  • Não existia estado de portador assintomático
  • Uma vacina eficaz estava disponível
  • A vacinação de contatos resultou na prevenção ou modificação da doença

Embora não tenha havido casos relatados desde então, o interesse contínuo por esse vírus permanece devido à preocupação com a varíola como potencial agente de bioterrorismo.

A doença ocorria em duas formas: varíola maior, que era uma doença grave (taxa de mortalidade de 30 a 50% no indivíduo não vacinado) e varíola menor, que era uma infecção mais leve (taxa de mortalidade inferior a 1%). As duas formas são causadas por diferentes cepas do vírus. Complicações da infecção por varíola incluíam infecções bacterianas secundárias da pele, ceratite de ulcerações da córnea e encefalite.

LEIA MAIS: Alerta de sarampo no Brasil – o que você precisa saber

Autora:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar