Treinamento do sono pode reduzir risco de obesidade infantil?

Um estudo do American Journal of Clinical Nutrition avaliou a eficácia de três intervenções precoces na redução do risco de obesidade infantil.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A obesidade é uma epidemia mundial e pode desencadear diversas outras doenças, além de reduzir a qualidade de vida do indivíduo. Um estudo recente, publicado em agosto no American Journal of Clinical Nutrition, avaliou a eficácia de três intervenções precoces na redução do risco de aumento de peso na infância.

No estudo Prevention of Overweight in Infancy (POI), pesquisadores recrutaram 802 mulheres durante a gravidez. Na análise inicial, todas as participantes receberam cuidados padrão (controle) + uma de três intervenções:

  1. Promoção da amamentação, alimentação saudável e atividade física (8 contatos, pré-natal, 18 meses);
  2. Prevenção de problemas do sono (pré-natal, 3 semanas);
  3. Combinação de ambas as intervenções.

O desfecho primário foi o índice de massa corporal (IMC) infantil e os secundários incluíram prevalência de obesidade (IMC ≥ 95º percentil), sono, atividade física e ingestão alimentar.

LEIA MAIS: Higiene do Sono – veja as recomendações da SBP

Craniossinostose

Prevenção da obesidade infantil

A retenção foi de 77% aos 3,5 anos e 69% aos 5 anos.

Grupo 1 (amamentação, alimentação e exercícios): as crianças apresentaram IMC significativamente maiores do que os controles aos 5 anos, mas não aos 3,5 anos (0,15; IC de 95%: −0,04 a 0,34).

Grupos 2 (treinamento do sono) e 3 (ambas intervenções): as crianças apresentaram IMC significativamente menores aos 3,5 anos (-0,24; IC de 95%: -0,38 a -0,10) e aos 5 anos (-0,23; IC de 95%: 0,38 a −0,07) do que os de outros grupos (controle e 1).

Tire suas dúvidas médicas de forma prática na hora da tomada de decisão. Baixe o Whitebook.

Treinamento do sono: como foi realizado

No estudo, a intervenção que teve o melhor resultado consistiu em grupos de discussão com gestantes e parceiros sobre os tipos de problemas do sono a serem esperados com o bebê após o nascimento e estratégias para preveni-los. Além disso, uma visita domiciliar foi fornecida cerca de 3 semanas após o parto para verificar o estado de sono do bebê e dar mais aconselhamento. Suporte opcional foi oferecido até os 2 anos de idade, e cerca de 1/4 dos pais usou.

Conclusões

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que uma intervenção relacionada ao sono pode ser mais eficaz para reduzir o risco de obesidade infantil, tendo resultados positivos até os 5 anos de idade. Estudos mais prolongados e com mais intensidade devem ser realizados para entender melhor essa relação.

LEIA MAIS: O quanto a qualidade do sono influencia no funcionamento do cérebro?

Referências:

  • Rachael W Taylor, Andrew R Gray, Anne-Louise M Heath, Barbara C Galland, Julie Lawrence, Rachel Sayers, Dione Healey, Gerald W Tannock, Kim A Meredith-Jones, Maha Hanna, Burt Hatch, Barry J Taylor; Sleep, nutrition, and physical activity interventions to prevent obesity in infancy: follow-up of the Prevention of Overweight in Infancy (POI) randomized controlled trial at ages 3.5 and 5 y, The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 108, Issue 2, 1 August 2018, Pages 228–236, https://doi.org/10.1093/ajcn/nqy090

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades