Tromboembolismo venoso na gestação: novas recomendações para prevenção

Tromboembolismo venoso é uma das principais causas de morbimortalidade materna no ocidente. Durante a gestação, a frequência é ainda maior.

Tromboembolismo venoso é uma das principais causas de morbimortalidade materna no ocidente. Durante a gestação, a frequência é ainda maior. Pensando nisso, a National Partnership for Maternal Safety fez uma revisão da diretrizes atuais para criar recomendações atualizadas para profilaxia.

500x120

Veja os principais pontos das novas recomendações:

  • Avaliação

Todas as mulheres grávidas devem se submeter à avaliação de risco. Esta deve ser feita durante a primeira consulta pré-natal, em qualquer hospitalização antes do parto e para o nascimento, imediatamente após o parto e depois da alta. Os médicos devem utilizar ferramentas padronizadas, como os sistemas Caprini e Padua.

Veja também: ‘Tromboembolismo Pulmonar: Filtro de VCI diminui mortalidade?’

  • Tratamento

Mulheres com alto risco para tromboembolismo devem receber profilaxia, de acordo com a situação clínica ou fatores de risco:

– mulheres hospitalizadas antes do parto por três ou mais dias: tratamento com heparina de baixo peso molecular; ou heparina não fracionada para pacientes com história de múltiplos episódios de tromboembolismo, trombofilia com alto risco de tromboembolismo ou tromboembolismo com trombofilia adquirida.
– mulheres hospitalizadas antes do parto por três ou mais dias, sem risco alto para sangramento ou parto iminente: heparina de baixo peso molecular uma vez ao dia ou heparina não fracionada duas vezes ao dia.
– mulheres com história de tromboembolismo ou trombofilia, submetidas ao parto vaginal / mulheres submetidas à cesariana e que não estão recebendo profilaxia farmacológica: profilaxia mecânica durante o parto, com uso de dispositivos de compressão pneumática no leito. Após o parto, tratamento com heparina de baixo peso molecular ou heparina não fracionada pode ser utilizado em mulheres com alto risco.

E mais: ‘Rivaroxabana eficaz no tromboembolismo venoso em pacientes com câncer’

Pesquisadores americanos destacam a necessidade de mais estudos sobre o assunto, para compreender com mais clareza sobre o melhor tratamento.

A presença de fatores de risco aliada à gravidez requer atenção especial. Diagnóstico tardio, tratamento inadequado e profilaxia imprópria podem levar à morte materna. Fique ligado!

250x250-1

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • National Partnership for Maternal Safety: Consensus Bundle on Venous Thromboembolism. Obstetrics & Gynecology. DOI: 10.1097/AOG.0000000000001579
  • New Guidance on Preventing Thromboembolism During Pregnancy. Medscape. Sep 12, 2016.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.