Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: D-dímero na Covid-19, anestésico tópico em vias aéreas e mais! [podcast]
Trombose: devemos suspender a pílula em tempos de Covid-19?
SBR se posiciona sobre as vacinas de vetores virais contra Covid-19 e síndrome antifosfolípide
Pílulas anticoncepcionais não hormonais masculina será uma realidade?
Covid-19: 39% angiologistas atenderam ao menos um paciente infectado com trombose

Trombose e outros riscos do anticoncepcional

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

bNa semana passada, mais uma jovem foi vítima do uso de anticoncepcional. Mesmo se consultando regularmente com o ginecologista, fazendo exames periódicos e sem nenhuma predisposição a ter trombose, uma universitária de 22 anos passou 15 dias internada em um hospital para tratar uma trombose venosa cerebral. Frente à mais um caso quase fatal, é importante relembrar seus pacientes dos riscos do uso de anticoncepcional, veja quais são:

1. Trombose: 

Um estudo britânico, publicado na revista especializada The BJM Today, comprovou que mulheres que tomam anticoncepcional oral com drospirenona, desogestrel, gestodeno ou ciproterona tem quatro vezes mais chances de desenvolver trombose venosa, em relação às mulheres que não fazem uso da pílula.

Veja também: Mudanças no tratamento de TEP e TVP

Antes de prescrever o medicamento, o ginecologista deve analisar o histórico do paciente: mulheres que sofrem de enxaqueca, fumam ou tem histórico de trombose na família tem um risco 20 vezes maior de sofrer um AVC; histórico de câncer de mama ou no fígado; e presença de mutações genéticas que aumentam o risco de trombose, hipertensão e diabetes.

2. Doenças cardiovasculares

O aumento de eventos cardiovasculares associados ao uso do anticoncepcional oral já foi uma grande preocupações entre os médicos. Hoje em dia, com a redução do teor de estrogênio nas pílulas, o risco diminui significativamente, chegando a 2 casos a cada 10 mil mulheres. De qualquer forma, ainda é aconselhado analisar o histórico de doenças da paciente, antes de prescrever o remédio.

3. Câncer

Os pesquisadores ainda não associaram um risco aumentado de câncer, no geral, mas em pacientes que usam pílula e tem câncer, alguns tipos são mais comuns. Por exemplo, cânceres de colo de útero, mama (pacientes com mutação nos genes BRCA 1 ou 2) e do sistema nervoso central são mais comuns em mulheres que usam pílula. Já os casos de cânceres de cólon, reto, ovário e útero são menos comuns.

500x120

4. Glaucoma

Em 2013, um estudo feito por pesquisadores americanos e chineses, associou o uso prolongado da pílula (três ou mais anos) dobram o risco de desenvolver glaucoma.

Contra-indicado para…

É sempre bom lembrar que o uso de anticoncepcionais orais é contra-indicado para pacientes:
– Fumantes;
– Hipertensos;
– Diabéticos;
– Obesos;
– Com enxaqueca;
– Com Lúpus;
– Com varizes;
– Com doenças hepáticas;
– Histórico de trombose ou câncer;
– E outras mutações genéticas

O uso de concepcional gera vários riscos para as mulheres e, apesar de bem conhecidos, ainda existe um gap muito grande de informações para as pessoas. Não deixe de orientar sua paciente, mesmo que ela não apresente nenhuma das predisposições indicadas.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar