Leia mais:
Leia mais:
Retinopatia pode aumentar risco de demência

UERJ inicia em março rastreamento de pacientes com retinopatia diabética com a meta de zerar fila do SUS

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A partir de março, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) vai realizar o rastreamento de pacientes com retinopatia diabética com a meta de zerar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em 2021, cerca de 2,3 milhões de diagnósticos de retinopatia diabética deixaram de ser realizados na rede pública entre os meses de janeiro e setembro de 2020, devido à pandemia de Covid-19. Os atendimentos somente começaram a ser normalizados no ano passado.

O reitor da UERJ, Ricardo Lodi, disse em uma entrevista ao portal da universidade que o objetivo principal da ação é implementar um protocolo de rastreamento para agilizar a detecção dos casos de retinopatia diabética através de telemedicina e sistema de inteligência artificial a fim de reduzir a demanda reprimida de pacientes em lista de espera para exame de retina e de consulta com oftalmologistas.

“Queremos zerar essas solicitações e, posteriormente, implantar uma forma de atendimento eficiente que possa evitar essa longa espera. Nosso objetivo é prestar um atendimento de qualidade a toda a população do estado, pois a UERJ tem um compromisso com a saúde da população”, afirmou Ricardo Lodi.

médico fazendo rastreamento de retinopatia diabética

Rastreamento de retinopatia diabética

O “mutirão” começará rastreando pacientes já cadastrados no sistema e que são moradores dos seguintes bairros: Tijuca, Praça da Bandeira, Alto da Boa Vista, Vila Isabel, Maracanã, Andaraí e Grajaú. Os exames serão realizados por oftalmologistas especialistas em retina e auxiliados por técnicos capacitados.

Os exames de retinografia serão realizados em dois locais: no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e na Policlínica Piquet Carneiro (PPC). O laudo e o encaminhamento serão enviados por mensagens de e-mail para os pacientes.

Já os exames serão agendados por mensagens eletrônicas ou contatos telefônicos. A estimativa é que em um turno de quatro horas sejam agendados 16 pacientes.

No primeiro mês, o projeto será iniciado com apenas um retinógrafo no Hupe para treinamento dos técnicos em oftalmologia e dois turnos de trabalho por semana, totalizando 32 pacientes por dia e 128 pacientes por mês. Em uma próxima etapa, serão utilizados dois retinógrafos simultaneamente, no Hupe e na PPC, aumentando a capacidade para 224 atendimentos mensais.

Veja mais: Retinoblastoma: o que precisamos saber sobre a avaliação oftalmológica em crianças com menos de 5 anos?

Expectativas

A expectativa é que esse projeto piloto possa demonstrar a efetividade do rastreamento da retinopatia diabética através da telemedicina e da inteligência artificial, com tratamento dos casos graves e prevenção de casos de cegueira.

O segundo objetivo é que o serviço de teleoftalmo Rio, disponibilizado pela UERJ, possa ser ampliado para outras regiões da cidade e, posteriormente, para todo o estado do Rio de Janeiro.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.