Uso de adoçante é associado a ganho de peso!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Apesar do uso crescente de adoçantes para controle de peso, a obesidade permanece um problema mundial. Um novo estudo analisou a relação entre esses dois elementos e trouxe um resultado curioso: o uso de adoçantes foi associado com ganho de peso(!) em relação ao não uso.

500x120

Os pesquisadores utilizaram 8.268 medições antropométricas e 3.096 registros alimentares diário, com informações detalhadas sobre o consumo de adoçantes de baixa caloria em todos os produtos alimentícios, de 1.454 participantes (741 homens, 713 mulheres). No início do estudo, 785 eram não-usuários de adoçante (51,7% de homens) e 669 eram usuários (50,1% de homens).

Após ajustes de variáveis, com mediana de seguimento de 10 anos, os usuários de adoçantes de baixas calorias apresentaram:

  • índice de massa corporal 0,80 kg/m2 maior (IC 95%, 0,17-1,44);
  • circunferência de cintura 2,6 cm maior (IC 95%, 0,71-4,39 );
  • prevalência 36,7% maior (razão de prevalência = 1,37; IC 95%, 1,10-1,69) e incidência 53% maior (HR = 1,53; IC 95%: 1,10-2,12) de obesidade abdominal.

Os resultados indicam que o uso de adoçantes de baixa caloria pode não ser um meio eficaz de controle de peso. Estes achados têm importantes implicações para a saúde pública, reforçando que as estratégias de gestão de peso devem se basear na compreensão de como o corpo humano responde a certos tipos de alimentos, em vez de meramente considerar o teor calórico.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER2

Referências:

  • PLOS. Chronic Low-Calorie Sweetener Use and Risk of Abdominal Obesity among Older Adults: A Cohort Study. https://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0167241
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar