Uso de albumina no paciente crítico: o que precisamos saber

O debate entre reposição volêmica com coloides ou cristaloides não é recente. O hepatopata parece ser o que mais se beneficia na reposição da albumina.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O debate entre reposição volêmica com coloides ou cristaloides não é recente. A polêmica perpetua-se, mantida por grandes estudos com resultados heterogêneos (SAFE, ALBIOS, SOAP) no que concerne a mortalidade, sobretudo no tocante a desfechos em subgrupos específicos. Além disso, outras situações de indicação de reposição do hemoderivado encontram resultados conflitantes nos estudos.

O paciente hepatopata parece ser o que mais se beneficia na reposição da albumina: em grandes paracenteses, síndrome hepatorrenal ou peritonite bacteriana espontânea. Hipoalbuminemia e ressuscitação volêmica per se não são indicações formais para a administração da mesma, considerando as evidências atuais.

Dentre as indicações mais conhecidas de reposição de albumina, incluídas as da ANVISA, percebe-se que o assunto continua controverso, embora possamos destacar uma indicação, com um maior nível de evidência: em paracenteses com retirada de grande volume, tradicionalmente acima de 5 litros; é bem aceita nas peritonites bacterianas primárias; nas síndromes hepatorrenais, bem como nos edemas refratários aos diuréticos, tanto na cirrose como na síndrome nefrótica.

LEIA MAIS: Como evitar a sobrecarga volêmica?

Até mesmo em algumas ocorrências de indicação formal pela ANVISA para reposição do hemoderivado, como priming em cirurgia cardíaca, grande queimado e prevenção na síndrome de hiperestimulação ovariana, existem estudos conflitantes. Em outras situações a reposição permanece como uma opção, porém com indicação discutível e que deve ser individualizada.

O custo-benefício é uma variável importante a ser analisada, uma vez que a albumina mostra-se segura em muitos estudos, entretanto é mais cara e muitas vezes não é superior a alternativas menos dispendiosas.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Trabalho de Conclusão de Curso (Discussão e Conclusão) – Especialização em Medicina Intensiva do Hospital Sirio Libanês – Uso de albumina no paciente crítico.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades