Leia mais:
Leia mais:
Cristaloide x albumina 20% em pacientes cirróticos com hipotensão induzida por sepse
Check-up semanal: ácido tranexâmico no parto normal, vitamina D na diabetes e mais! [podcast]
10 mitos sobre a albumina
Check-up Semanal: vacinação e síndrome pós Covid-19, vaginose bacteriana e mais! [podcast]
Clearance de Creatinina (CKD-EPI): calculadora atualizada

Uso de albumina no paciente crítico: o que precisamos saber

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O debate entre reposição volêmica com coloides ou cristaloides não é recente. A polêmica perpetua-se, mantida por grandes estudos com resultados heterogêneos (SAFE, ALBIOS, SOAP) no que concerne a mortalidade, sobretudo no tocante a desfechos em subgrupos específicos. Além disso, outras situações de indicação de reposição do hemoderivado encontram resultados conflitantes nos estudos.

O paciente hepatopata parece ser o que mais se beneficia na reposição da albumina: em grandes paracenteses, síndrome hepatorrenal ou peritonite bacteriana espontânea. Hipoalbuminemia e ressuscitação volêmica per se não são indicações formais para a administração da mesma, considerando as evidências atuais.

Dentre as indicações mais conhecidas de reposição de albumina, incluídas as da ANVISA, percebe-se que o assunto continua controverso, embora possamos destacar uma indicação, com um maior nível de evidência: em paracenteses com retirada de grande volume, tradicionalmente acima de 5 litros; é bem aceita nas peritonites bacterianas primárias; nas síndromes hepatorrenais, bem como nos edemas refratários aos diuréticos, tanto na cirrose como na síndrome nefrótica.

LEIA MAIS: Como evitar a sobrecarga volêmica?

Até mesmo em algumas ocorrências de indicação formal pela ANVISA para reposição do hemoderivado, como priming em cirurgia cardíaca, grande queimado e prevenção na síndrome de hiperestimulação ovariana, existem estudos conflitantes. Em outras situações a reposição permanece como uma opção, porém com indicação discutível e que deve ser individualizada.

O custo-benefício é uma variável importante a ser analisada, uma vez que a albumina mostra-se segura em muitos estudos, entretanto é mais cara e muitas vezes não é superior a alternativas menos dispendiosas.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Trabalho de Conclusão de Curso (Discussão e Conclusão) – Especialização em Medicina Intensiva do Hospital Sirio Libanês – Uso de albumina no paciente crítico.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.