Página Principal > Pediatria > Uso de antiácidos e antibióticos na infância aumenta risco de alergias no futuro?
Craniossinostose

Uso de antiácidos e antibióticos na infância aumenta risco de alergias no futuro?

Tempo de leitura: 2 minutos.

O uso de medicamentos que afetam o microbioma, como antiácidos e antibióticos, na infância aumenta o risco de desenvolver doenças alérgicas no futuro? Foi o que investigou um novo artigo publicado no JAMA Pediatrics.

Para esse estudo retrospectivo de coorte, pesquisadores incluíram 792.130 lactentes registrados na base de dados do sistema de saúde militar americano, entre 2001 e 2013. A exposição a medicamentos que afetam o microbioma foi definida como qualquer prescrição para um anti-histamínico H2, inibidores da bomba de prótons (IBP) ou antibiótico.

O desfecho primário foi uma doença alérgica subsequente, definida como a presença de alergia alimentar, anafilaxia, asma, dermatite atópica, rinite alérgica, conjuntivite alérgica, urticária, dermatite de contato, alergia medicamentosa ou outras.

RESULTADOS

Entre os participantes, 7,6% receberam uma prescrição para anti-histamínico, 1,7% para IBP e 16,6% para antibiótico durante os primeiros 6 meses de vida. Os dados de cada criança estavam disponíveis por uma média de 4,6 anos. As razões de risco ajustadas (aHRs) para alergia alimentar foram (IC de 95% para todos):

Anti-histamínico (aHRs) IBP (aHRs) Antibióticos (aHRs)
Alergia alimentar 2,18 2,59 1,14
Alergia medicamentosa 1,70 1,84 1,34
Anafilaxia 1,51 1,45 1,51
Rinite alérgica 1,50 1,44 1,75
Asma 1,25 1,41 2,09
Conjuntivite alérgica 1,48 1,15 1,42

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o estudo encontrou associações entre o uso de antiácidos e antibióticos durante os primeiros 6 meses da infância e o desenvolvimento subsequente de doença alérgica. Esses medicamentos devem ser usados em lactentes apenas em situações com claro benefício clínico.

Alergia alimentar: veja os keypoints da nova diretriz

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Mitre E, Susi A, Kropp LE, Schwartz DJ, Gorman GH, Nylund CM. Association Between Use of Acid-Suppressive Medications and Antibiotics During Infancy and Allergic Diseases in Early Childhood. JAMA Pediatr. Published online April 02, 2018. doi:10.1001/jamapediatrics.2018.0315

Um comentário

  1. Marilene Dorneles

    O artigo faz um paralelo entre o uso de antiacidos e antibiotocos na infancia e o risco de desenvolver doenças alérgicas no futuro. Por outro lado, nos faz um alerta sobre o uso indiscriminado destes medicamentos .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.