Página Principal > Infectologia > Vacina de influenza em alta dose pode melhorar resposta vacinal
vacinas e ampolas com medicamentos

Vacina de influenza em alta dose pode melhorar resposta vacinal

Tempo de leitura: 2 minutos.

O risco de hospitalização e morte por influenza é maior entre idosos e indivíduos com imunossupressão. Recentemente, dois estudos independentes avaliaram se o uso de doses mais altas da vacina da gripe poderia melhorar os desfechos nessas populações.

Vacina em indivíduos com imunossupressão

No primeiro, publicado em dezembro de 2017 no Clinical Infectious Diseases, pesquisadores realizaram um estudo randomizado e duplo-cego para comparar a segurança e a imunogenicidade da vacina contra influenza trivalente de alta dose vs dose padrão em 161 adultos transplantados.

A soroconversão para, pelo menos, 1 de 3 antígenos vacinais estava presente em 78,6% participantes do grupo de alta dose vs 55,8% no de baixa dose (P <0,001). As soroconversões para as cepas A / H1N1, A / H3N2 e B foram de 40,5% vs 20,5% (P = 0,006), 57,1% vs 32,5% (P = 0,002), e 58,3% vs 41,6% (P = 0,028) nos grupos alta vs baixa dose, respectivamente.

LEIA MAIS: Influenza – CDC atualiza normas de prevenção não-farmacológica

Vacina em idosos

No segundo, publicado em fevereiro de 2018 no Journal of Infectious Diseases, pesquisadores realizaram uma análise retrospectiva com aproximadamente 74 mil idosos (65 anos ou mais) da coorte Veterans Health Administration e compararam a resposta à vacina de alta dose vs dose padrão.

Os resultados mostraram que a vacina em alta dose teve uma resposta 25% melhor em hospitalização por influenza ou pneumonia e 7% em hospitalização por todas as causas.

Resultados

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a vacina de influenza em alta dose demonstrou imunogenicidade significativamente melhor do que em dose padrão em adultos transplantados e pode ser a vacina contra influenza preferida para essas populações.

LEIA MAIS: Influenza 2018 – o que precisamos saber

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.