Leia mais:
Leia mais:
Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo vai até 3 de junho
Influenza: complicações associadas que merecem nossa atenção
Tripla infecção: é possível ter covid-19, gripe e dengue ao mesmo tempo?
Crianças de 5 anos não entram no grupo prioritário da vacinação contra influenza
CDC relata sexto óbito pediátrico relacionado à gripe

Vacina de influenza em alta dose pode melhorar resposta vacinal

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O risco de hospitalização e morte por influenza é maior entre idosos e indivíduos com imunossupressão. Recentemente, dois estudos independentes avaliaram se o uso de doses mais altas da vacina da gripe poderia melhorar os desfechos nessas populações.

Vacina em indivíduos com imunossupressão

No primeiro, publicado em dezembro de 2017 no Clinical Infectious Diseases, pesquisadores realizaram um estudo randomizado e duplo-cego para comparar a segurança e a imunogenicidade da vacina contra influenza trivalente de alta dose vs dose padrão em 161 adultos transplantados.

A soroconversão para, pelo menos, 1 de 3 antígenos vacinais estava presente em 78,6% participantes do grupo de alta dose vs 55,8% no de baixa dose (P <0,001). As soroconversões para as cepas A / H1N1, A / H3N2 e B foram de 40,5% vs 20,5% (P = 0,006), 57,1% vs 32,5% (P = 0,002), e 58,3% vs 41,6% (P = 0,028) nos grupos alta vs baixa dose, respectivamente.

LEIA MAIS: Influenza – CDC atualiza normas de prevenção não-farmacológica

Vacina em idosos

No segundo, publicado em fevereiro de 2018 no Journal of Infectious Diseases, pesquisadores realizaram uma análise retrospectiva com aproximadamente 74 mil idosos (65 anos ou mais) da coorte Veterans Health Administration e compararam a resposta à vacina de alta dose vs dose padrão.

Os resultados mostraram que a vacina em alta dose teve uma resposta 25% melhor em hospitalização por influenza ou pneumonia e 7% em hospitalização por todas as causas.

Resultados

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a vacina de influenza em alta dose demonstrou imunogenicidade significativamente melhor do que em dose padrão em adultos transplantados e pode ser a vacina contra influenza preferida para essas populações.

LEIA MAIS: Influenza 2018 – o que precisamos saber

Referências:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.