Vacina inativada da poliomielite será a única oferecida pelo SUS a partir de 2024

Há o risco de reintrodução da poliomielite, que já era considerada eliminada e foi detectada na região da fronteira com o Peru em março

A partir de 2024, o Ministério da Saúde substituirá a Vacina Oral Poliomielite (VOP) e adotará exclusivamente a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), essa decisão foi aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) com base em critérios epidemiológicos e recomendações internacionais sobre a questão.  

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, a VIP já é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, a nova dose será aplicada aos 15 meses e substitui a dose de reforço que atualmente e aplicada aos 4 anos. 

Saiba mais: Ministério da Saúde recomenda reforço na vacinação contra pólio

Vacina inativada da poliomielite será a única oferecida pelo SUS a partir de 2024

Vacina inativada da poliomielite será a única oferecida pelo SUS a partir de 2024

Campanha de Multivacinação 

Dando seguimento a campanha nacional de vacinação que está percorrendo todos os estados brasileiros com ações direcionadas, o Ministério da Saúde lançou mais uma etapa, dessa vez no Espírito Santo. 

Essas campanhas regionais de vacinação seguem recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), de forma que, com base nas realidades locais de cada estado, a adesão da população seja mais efetiva. 

Gotinha 

O Ministério da Saúde fez questão de divulgar também que apesar da aposentadoria da gotinha, o Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação no Brasil continuará sendo usado nas ações de fortalecimento da cultura vacinal brasileira. 

Pelas comemorações pelos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em setembro, foi montada uma exposição no Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) apresentando uma linha do tempo do programa e homenageando o personagem.

Leia também: DF e ES iniciam atendimentos da campanha nacional de multivacinação

Poliomielite no Brasil 

O Brasil não registra casos da doença desde 1989. Contudo, em 2022, a campanha de vacinação ficou com uma taxa de imunização abaixo do esperado, 77,19% em vez dos 95% de meta. 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo