Destinada à profilaxia contra a dengue, a vacina Qdenga® atua na indução de respostas imunológicas humorais e celulares contra os quatro sorotipos do vírus de tal arbovirose.
Trata-se de uma vacina atenuada indicada para crianças a partir de 4 anos de idade e adultos até 60 anos, sendo contraindicada na gestação, lactação e nos pacientes imunodeprimidos ou com alergia a algum dos seus componentes.
Veja também: Artrite Séptica: abordagem inicial
Ademais, pode ser realizada em indivíduos que já foram acometidos ou não pela dengue em detrimento da Dengvaxia que é recomendada somente para quem já foi infectado por tal vírus.
No que concerne ao esquema de administração, deve ser administrada por via subcutânea em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses.
No Brasil, primeiro país a incorporar o imunizante no sistema público de saúde, os grupos prioritários ainda estão sendo definidos já que o fornecimento das doses encontra-se limitado. Caso siga a recomendação da Organização Mundial da Saúde, irá priorizar a vacinação na faixa etária entre 6 e 16 anos.
Dentre os efeitos colaterais, os mais comuns são: dor e hiperemia no local da injeção, cefaleia, mialgia, mal estar, astenia e febre. Nesse contexto, cabe destacar que a sua administração deve ser retardada em pacientes com doença febril aguda grave.
Por fim, é válido ressaltar que a despeito da vacina conferir uma ampla defesa contra a dengue, as medidas de proteção contra picadas de mosquitos devem permanecer.
Saiba mais: Mielomeningocele: conheça a abordagem no Whitebook!
Quer saber mais sobre a vacina Qdenga®? Acesse agora mesmo no Whitebook! Basta seguir este caminho após abrir o WB no seu navegador ou pelo app: Medicamentos Bulário Vacina Dengue 1, 2, 3 e 4 (Atenuada).