Vacinação contra Covid-19 em crianças e adolescentes

Apesar do início da vacinação no país, ainda não se sabe quando crianças e adolescentes irão poder. Algumas vacinas começaram as pesquisas.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil se iniciou no mês de janeiro, começando a imunização de grupos prioritários que incluíram idosos, além de profissionais de saúde que atuam diretamente na assistência à pessoas infectadas com coronavírus. Apesar do início da vacinação no país, ainda não se sabe quando crianças e adolescentes irão receber a vacina.

Pediatras da Fiocruz esclarecem que a população infantil não irá receber a vacina nesse momento, uma vez que não participaram dos estudos até então realizados.  Estudos com crianças e adolescentes são necessários para que seja identificado a dosagem segura e eficaz para administração da vacina. Mesmo nas crianças que possuem condições crônicas de saúde e façam parte do grupo de risco, a vacinação ainda não é recomendada até que sejam feitos novos estudos incluindo essa população.

Apesar do início da vacinação no país, ainda não se sabe quando crianças e adolescentes irão poder. Algumas vacinas começaram as pesquisas.

Pesquisas com vacinação em crianças e adolescentes

Recentemente, a Universidade de Oxford comunicou o início das pesquisas com a vacina Astrazeneca em crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 aos 17 anos, para avaliação da sua segurança, eficácia e resposta imunológica.  Em um ensaio clínico e randomizado, 240 indivíduos, de um total de 300, receberão a vacina contra Covid-19, e os demais receberão vacina controle contra meningite, com a previsão de que provoque as mesmas reações adversas, como dor local no braço.

A Pfizer-BioNtech, que já havia incluído adolescentes com 16 anos ou mais, já iniciaram os estudos incluindo jovens a partir dos 12 anos. O laboratório da Moderna está na fase de recrutamento de adolescentes de 12 a 17 anos. A Sociedade Brasileira de Pediatria reforça o caráter leve da doença em crianças na grande maioria dos casos, diferente de outras viroses, e destaca a realização dos novos estudos incluindo essa população para verificação da segurança e eficácia da vacina.

Diante do avanço do número de casos de Covid-19 em todo país, é primordial a manutenção das medidas de distanciamento social, higienização das mãos e uso correto de máscaras, inclusive crianças com 2 anos ou mais. Comprovadas cientificamente, essas medidas de precaução minimizam a disseminação do vírus e devem ser mantidas, mesmo após a vacinação. Vale ressaltar que elas, no momento, conferem proteção contra formas graves da doença, proteção contra internações hospitalares com necessidades de cuidados intensivos e óbitos.

Referências bibliográficas: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão