Leia mais:
Leia mais:
Infográfico de vacinação contra Covid-19 no Brasil
Covid-19: Entidades médicas recomendam o uso do teste rápido de antígeno
OMS desenvolveu uma definição de caso clínico para a condição clínica pós-Covid-19
Complicações neurológicas da Covid-19
Anvisa aprova estudo com células-tronco para tratamento da Covid-19

Vacinação contra Covid-19: Papel da enfermagem na conscientização da segunda dose da vacina

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A equipe de enfermagem possui um papel fundamental na conscientização da vacinação para a população, visto que é responsável pelo monitoramento da cobertura e pela aplicação das doses vacinais.

Nesse contexto, para criar estratégias de busca ativa, os enfermeiros e técnicos de enfermagem seguem o calendário de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Imunização (PNI). Essa organização determina as vacinas a serem administradas, de acordo com a idade e outros fatores de risco, tendo como objetivo promover a erradicação de doenças.

O calendário, também, instrui a equipe em relação à via de administração do imunobiológico, ao sítio de aplicação, à quantidade que deve ser aspirada e ao número de doses que devem ser aplicadas para um esquema vacinal completo. Dessa forma, cabe à enfermagem o aprazamento da dose subsequente e a busca ativa do indivíduo faltoso, assegurando a eficácia da vacina.

vacinação contra Covid-19

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Campanha de vacinação contra Covid-19

Frente a essa realidade, podem-se destacar a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a resistência populacional, que vem sendo divulgada pelas mídias sobre a aplicação da segunda dose das vacinas contra o Sars-CoV-2. Nesse ínterim, há pessoas que hesitam em se vacinar, atrasando o esquema vacinal ou negando a vacinação. Essas motivações são diversas, podem ser relacionadas a questões políticas, socioculturais, religiosas e decorrente de informações não científicas que especulam somente aspectos negativos das vacinas, inclusive as reações pós vacinais. Ademais, é oportuno salientar a existência de indivíduos que possuem resistência à vacinação em decorrência de medo de injeção ou de reações pós vacinais.  

Nesse viés, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a “SAGE Working Group no Vaccine Hesitancy” para discutir e estabelecer estratégias sobre a recusa vacinal. Dentre as prerrogativas advindas da OMS, destaca-se que cada indivíduo possui determinantes que influenciam a sua tomada de decisão em se vacinar, caracterizado por 3Cs: Confiança, Complacência e Conveniência.

Quando considerado os 3Cs no contexto da vacinação contra a Covid-19, pode-se supor a baixa adesão da vacinação e/ou da segunda dose devido: à existência de diferentes eficácias dos imunobiológicos existentes no Brasil, ao negacionismo de parte da população com relação à realidade ou gravidade do vírus, e a oferta ineficaz das vacinas à população.

Protagonismo da enfermagem na educação em saúde

A enfermagem é responsável por grande parte da divulgação referente à vacinação, principalmente no que tange à educação em saúde. Assim, os enfermeiros detêm o compromisso ético de informar a importância da vacina e dos públicos prioritários envolvidos. Além disso, convém reforçar as tratativas de equidade e universalidade na organização da campanha vacinal, para assegurar os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesse ambiente, além de ensinarem à população, os profissionais protegem a integridade do SUS e do PNI, tendo como premissa a segurança e a eficácia dos imunizantes. Sendo assim, possuem relevância e credibilidade, sobretudo ao mencionarem a necessidade da vacinação com o esquema completo (na aplicação da segunda dose) da Covid-19. Outra informação essencial que deve ser divulgada é em relação aos riscos da doença, com objetivo zelar por medidas de prevenção.

Leia também: Ética, enfermagem e a pandemia do novo coronavírus

Por fim, é indispensável que haja um papel educativo à população, desconsiderando os viés pessoais e as transmissões de informações sem evidências científicas. Desse modo, o papel da enfermagem é de conscientizar a população não vacinada sobre a notoriedade do aumento da cobertura vacinal, para que haja um impacto relevante na redução da epidemia no Brasil.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Ministério da Saúde. Plano Nacional de operaciolização da vacinação contra a COVID-19. Secretaria de Vigilância em Saúde 7 edição, 108p, 2021.
  • Gugel S, Girardi LM, de Melo Vaneski L, de Souza RP, Pinotti RDOE, Lachowicz G & Veiga JFP. (2021). Percepções acerca da importância da vacinação e da recusa vacinal: uma revisão bibliográfica. Brazilian Journal of Development7(3), 22710-22722. Acesso em: 14 de jun 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/25872/23417
  • ARAÚJO, Tânia Maria  de; SOUZA,  Fernanda de Oliveira; PINHO, Paloma de Sousa. Vacinação  e  fatores  associados  entre  trabalhadores  da  saúde.  Cadernos  de  Saúde Pública,     [S.L.],     v.     35,     n.     4,     p.     2-4,     2019.     FapUNIFESP     (SciELO). Acesso em: 14 de jun de 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/GLCPTgn3BWvThtqxGVbPNFj/?lang=pt
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar