Vacinação de prematuros na Atenção Primária à Saúde

Bebês prematuros têm atrasos significativos na vacinação devido a instabilidade clínica inicial, insegurança dos pais e profissionais.

O início do ano remete a programações pessoais, profissionais e, nos tempos atuais, a de atualização do cartão de vacinas. A situação vacinal vem ganhando destaque na pandemia e o cuidado de enfermagem aos indivíduos com fragilidade imunológica deve ser reforçado. Porém, dentre esse público, os bebês prematuros têm atrasos significativos na vacinação devido a instabilidade clínica inicial, insegurança dos pais e profissionais de saúde frente a eventos adversos dos imunobiológicos.

Todavia, os bebês prematuros são mais expostos a fatores de risco que aumentam a predisposição de doenças infecciosas. E, considerando que a maioria dessas doenças são prevenidas com a vacinação, e que a imaturidade imunológica não impacta significativamente na imunogenicidade das vacinas, não há motivos para não vacinar ou adiar o procedimento nesse público-alvo meramente pela prematuridade.

Leia também: Associar ou não os beta-2 agonistas aos corticoides inalatórios em prematuros com broncodisplasia pulmonar?

Frente aos bebês nascidos antes de 37 semanas e baixo peso ao nascer, o enfermeiro deve considerar a idade cronológica para realizar a vacinação, com exceção da BCG, que deve ser administrada apenas em bebês com mais de 2 kg. Nos casos de atraso de vacinação é necessário considerar o limite da idade para administração do imunobiológico e o intervalo mínimo de dias entre as doses (Tabela 1).

Vacinação de prematuros na Atenção Primária à Saúde

Tabela 1 — Especificações para vacinação em crianças (0 a < 10 anos) prematuras na Atenção Primária à Saúde.

Vacina Esquema Intervalo mínimo das doses Limite da idade para vacinação
BCG ID* Dose única, se ≥ 2 kg 4 anos 11 meses 29 dias
Hepatite B

(considerar uso da DTPw-HB-Hib ou DTPa-HB-VIP-Hib)

Obrigatoriamente quatro doses, se RNPT ≤ 2 kg ou IG ≤ 33 semanas

(0, 2, 4, 6 meses ou 0, 1, 2, 6 meses)

30 dias Hepatite B: 30 dias

Pentavalente: 4 anos 11 meses 29 dias

Rotavírus* Duas doses se monovalente (2, 4 meses)

Três doses se pentavalente (2, 4, 6 meses)

30 dias Primeira dose até 3 meses e 15 dias; segunda dose até 7 meses e 29 dias
Tríplice bacteriana** (difteria, tétano e coqueluche) Três doses (2, 4, 6 meses) e dois reforços (15 meses e 4 anos) 30 dias Pentavalente: 4 anos 11 meses 29 dias
Haemophilus influenzae b

(Disponível nos CRIEs)

Três doses (2, 4, 6 meses) e um reforço (15 meses) 30 dias 5 anos
Poliomielite inativada (VIP) Três doses (2, 4, 6 meses) e dois reforços (15 meses e 4 anos) 30 dias 4 anos 11 meses 29 dias
Pneumocócica conjugada Três doses se VPC13 (2, 4, 6 meses) e um reforço (12 meses)

Duas doses se VPC10 (2, 4 meses) e um reforço (12 meses)

Dose única entre 12 e 23 meses de idade sem comprovação vacinal ou com esquema incompleto

30 dias da 1ª para 2ª dose e de 60 dias da 2ª dose para o reforço

 

2 anos
Meningocócica conjugada ACWY/C Duas doses (3, 5 meses) e dois reforços (12 meses, 5 anos)

Dose única entre 12 e 23 meses de idade sem comprovação vacinal ou com esquema incompleto

30 dias 2 anos
Meningocócica B*** Duas doses (2, 4 meses) e um reforço (12 meses) 30 dias
Influenza Dose anual após 6 meses (primovacinação: 2 doses) 30 dias na primovacinação
Febre amarela* Duas doses (9 meses e 4 anos)
Hepatite A Dose única (12 meses) na rede pública ou duas doses (12, 18 meses) na rede privada 30 dias 2 anos
Tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola) Duas doses (12, 15 meses) 30 dias
Varicela

(Considerar tetraviral para primeira dose)

Duas doses (15 meses e 4 anos) 30 dias
*Em casos de suspeita de imunodeficiência da mãe ou familiares ou se a mãe fez uso de biológicos durante a gravidez a vacina pode ser contraindicada. **Utilizar preferencialmente vacinas acelulares para redução de eventos adversos. As vacinas Penta acelular e Hexa acelular estão disponíveis nos CRIEs para RNPT extremos (<1 kg ou <31 semanas). ***Não está disponível na rede pública.
Legenda: RNPT: Recém-nascido pré-termo; IG: idade gestacional; CRIEs: Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.

Saiba mais: Covid-19: bebês de até dois anos representam metade dos óbitos de crianças e adolescentes

Na administração da vacina Pentavalente com o componente células inteiras (DTPw-HB-Hib), o enfermeiro pode considerar a administração de analgésicos ou antitérmicos profiláticos para evitar eventos adversos cardiorrespiratórios e convulsão. O uso profilático de anti-inflamatório não esteroidal nas primeiras 24 horas de vacinação também é aconselhado na administração da vacina Meningocócica B pelo risco de febre alta.

Além desses cuidados, o enfermeiro tem papel relevante na proteção indireta de doenças infecciosas, por meio da vacinação da gestante e da família no pré-natal ou em outros ciclos de vida, incentivo ao aleitamento materno, e ações de educação em saúde voltadas para prevenção e promoção da saúde.

Mensagem final

Contudo, de acordo com as evidências científicas disponíveis, é sabido que todos bebês prematuros devem ser vacinados conforme idade cronológica com as mesmas doses preconizadas para crianças a termo. Para isso, o enfermeiro, com suas habilidades e competências, precisa considerar as indicações, contraindicações, estado de saúde do bebê e da família no momento da vacinação para estabelecer condutas e administração das vacinas.

Referências

  • BRASIL. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
  • SBIM. Sociedade Brasileira de Imunizações. Calendário de vacinação SBIM prematuro. Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-prematuro.pdf. Acesso em 05 de janeiro de 2022.
  • SBP. Sociedade Brasileira de Pediatria. Guia Prático de Atualização: Vacinação em pretermos. Departamentos Científicos de Imunizações e Neonatologia, 2018.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades