Página Principal > Psiquiatria > Vareniclina em fumantes que bebem é eficaz e ainda pode ajudar a reduzir o consumo de álcool
mulher fumando um cigarro

Vareniclina em fumantes que bebem é eficaz e ainda pode ajudar a reduzir o consumo de álcool

Tempo de leitura: 2 minutos.

Evidências sugerem que a vareniclina, a farmacoterapia mais efetiva para cessação do tabagismo, pode diminuir também o consumo de álcool. Um novo artigo da revista Drug And Alcohol Dependence avaliou a eficácia de 12 semanas de vareniclina no aumento das taxas de abstinência de tabaco em fumantes com dependência/abuso de álcool.

Para o estudo, foram selecionados participantes com as seguintes características: 18 anos ou mais, fumavam 10 ou mais cigarros por dia durante pelo menos 6 meses, tinham abuso ou dependência de álcool e estavam interessados em parar de fumar.

Os 33 participantes escolhidos foram randomizados para receber 12 semanas de vareniclina na dose de 1 mg duas vezes ao dia ou placebo. O desfecho primário foi alcançar sete dias sem fumar na 12ª semana.

A taxa de abstinência de tabagismo por sete dias na 12ª semana foi significativamente maior com a vareniclina do que com o placebo (43,8% vs. 5,9%; p = 0,01). Na 24ª semana, essa taxa ainda era significativamente maior com a vareniclina (31,3% vs 0%; p = 0,02).

Na 12ª semana, o consumo médio diário de álcool foi significativamente menor com a vareniclina do que com o placebo (5,7 vs 9; estimativa do efeito do tratamento = -2,8; IC de 90%: -6,6 a -1). Os eventos adversos foram menores e comparáveis aos ensaios clínicos de vareniclina.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a vareniclina é segura e eficaz no tratamento do tabagismo em fumantes com dependência/abuso de álcool. O fármaco também pode diminuir o consumo de álcool nessa população.

Leia também: ‘Estratégias para cessação do tabagismo em crianças e adolescentes’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.