Vitamina D tem relação com o desenvolvimento da demência?

Em artigo do American Journal of Clinical Nutrition, pesquisadores investigaram a relação entre a vitamina D e o risco de demência em idosos.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Estudos prévios demonstraram que baixos níveis de vitamina D em idosos aumenta o risco de demência. Em artigo do American Journal of Clinical Nutrition, pesquisadores investigaram a relação entre a vitamina D e demência nessa população.

Em uma coorte de 1.182 homens da Suécia (idade média: 71 anos), pesquisadores mediram os níveis séricos de 25 hidroxivitamina D (25(OH)D) e fizeram um follow-up de aproximadamente 18 anos. Nesse período, 116 homens desenvolveram doença de Alzheimer, 64 demência vascular, 250 demência por todas as causas e outros 80 apresentaram declínio cognitivo.

A concentração média de 25 hidroxivitamina D foi de 68,7 ± 19,1 nmol/L. Os níveis de 25 hidroxivitamina D, a ingestão dietética de vitamina D e a síntese de vitamina D não foram associados a desfechos cognitivos.

O hazard ratio ajustado para a demência por todas as causas foi de 0,88 (IC de 95%: 0,59 a 1,31) em homens com concentrações de (25(OH)D) < 50, em comparação com > 75 nmol/L. O hazard ratio ajustado para a demência por todas as causas foi de 0,92 (IC 95%: 0,63, 1,32) para o menor quartil em comparação com os mais altos de ingestão de vitamina D.

Os pesquisadores concluíram que esses achados demonstram que não há associação entre o estado da vitamina D inicial e o risco de demência ou comprometimento cognitivo a longo prazo durante um período de 18 anos.

Veja também: ‘Vitamina D tem novos valores de referência’

Referências:

  • Vitamin D is not associated with incident dementia or cognitive impairment: an 18-y follow-up study in community-living old men. Am J Clin Nutr. DOI: 10.3945/​ajcn.116.141531
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags