Vitamina D tem relação com o desenvolvimento da demência?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Estudos prévios demonstraram que baixos níveis de vitamina D em idosos aumenta o risco de demência. Em artigo do American Journal of Clinical Nutrition, pesquisadores investigaram a relação entre a vitamina D e demência nessa população.

Em uma coorte de 1.182 homens da Suécia (idade média: 71 anos), pesquisadores mediram os níveis séricos de 25 hidroxivitamina D (25(OH)D) e fizeram um follow-up de aproximadamente 18 anos. Nesse período, 116 homens desenvolveram doença de Alzheimer, 64 demência vascular, 250 demência por todas as causas e outros 80 apresentaram declínio cognitivo.

A concentração média de 25 hidroxivitamina D foi de 68,7 ± 19,1 nmol/L. Os níveis de 25 hidroxivitamina D, a ingestão dietética de vitamina D e a síntese de vitamina D não foram associados a desfechos cognitivos.

O hazard ratio ajustado para a demência por todas as causas foi de 0,88 (IC de 95%: 0,59 a 1,31) em homens com concentrações de (25(OH)D) < 50, em comparação com > 75 nmol/L. O hazard ratio ajustado para a demência por todas as causas foi de 0,92 (IC 95%: 0,63, 1,32) para o menor quartil em comparação com os mais altos de ingestão de vitamina D.

Os pesquisadores concluíram que esses achados demonstram que não há associação entre o estado da vitamina D inicial e o risco de demência ou comprometimento cognitivo a longo prazo durante um período de 18 anos.

Veja também: ‘Vitamina D tem novos valores de referência’

Referências:

  • Vitamin D is not associated with incident dementia or cognitive impairment: an 18-y follow-up study in community-living old men. Am J Clin Nutr. DOI: 10.3945/​ajcn.116.141531
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar