Vitaminas e eletrólitos: você pode não saber como eles te ajudam, mas precisa saber como podem te prejudicar

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As deficiências vitamínicas clássicas, como o escorbuto por deficiência de vitamina C e o raquitismo por deficiência de vitamina D, não existem mais nos países desenvolvidos. Elas estão em todos os livros de medicina, mas, na vida real, quem já viu as radiografias com pernas arqueadas do raquitismo?

Vivemos uma nova fase na medicina, com novas possibilidades de intervenção que resolvem antigos problemas, mas nos trazem novas preocupações. 

A cirurgia bariátrica, uma solução para conter o grande avanço da obesidade como problema de saúde pública, também impõe cuidados no seguimento dos pacientes. Devemos nos atentar principalmente para as deficiências do complexo B. Destacam-se as deficiências de vitamina B1 (tiamina) associada a Encefalopatia de Wernicke e vitamina B12, que causa degeneração combinada subaguda da medula espinhal.

vitaminas

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Reposição de vitaminas e eletrólitos

Quem atua em Pronto Socorro, sabe como é importante fazer a reposição de eletrólitos e vitaminas de maneira adequada. Destaca-se, por exemplo, a reposição lenta e programada do sódio nos casos de hiponatremia, para evitar a síndrome da desmielinização osmótica. Essa condição evolui com lesão na região central da ponte e acometimento dos núcleos da base. 

Outro cuidado é a reposição de glicose no etilista crônico. Ela sempre deve ser feita em associação com a vitamina B1 para evitar a encefalopatia de Wernicke, com sua tríade clássica de confusão mental, ataxia e alterações oculares. Devemos ter cuidado para não confundir essa encefalopatia com um episódio de intoxicação por álcool ou outras substâncias.

Ainda dentro do contexto de alterações de consciência, é importante lembrar que  quadros de AVC tromboembólico em pacientes jovens são muito raros. Isso permanece verdade mesmo durante a pandemia de Covid-19, onde surgiu uma associação da infecção ou do status pós-vacinal com complicações vasculares, sejam de origem arterial ou venosa. Assim, frente a um déficit focal nessa população, uma das causas que deve ser exaustivamente procurada é a intoxicação por substâncias ilícitas. Muitas dessas drogas são estimulantes, causando espasmo vascular e isquemia cerebral. 

Uma das áreas que mais sofrem são os núcleos da base. Assim, lembre-se de usar técnicas de janelamento de imagem na tomografia computadorizada para a identificação da hipodensidade característica do edema citotóxico da isquemia.

Nesse vídeo, você verá os padrões de imagem mais clássicos dessas condições. Apesar da ressonância magnética ser o padrão ouro de imagem, podemos realizar diversos diagnósticos diferenciais com a tomografia que você possui no seu Pronto Socorro. 

Autora:

Referências bibliográficas: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar