Você sabe controlar a impactação de cerumen no ouvido? Veja as orientações da nova diretriz

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

American Academy of Otolaryngology emitiu novas diretrizes para controlar a impactação de cerumen em pacientes com idade superior a 6 meses. Veja os principais pontos!

Cerumen (cera de ouvido) é uma substância natural que limpa, protege e lubrifica o canal auditivo externo. E é também a principal razão pela qual ele pode ficar obstruído. O bloqueio do canal pode levar a uma série de sintomas, como: perda auditiva, zumbido, otalgia, secreção, odor, tosse, entre outros.

Além disso, a impactação do cerume pode interferir na avaliação diagnóstica e impedir o exame do canal auditivo externo e/ou tímpano. Veja as principais recomendações do novo guideline:

  • Doentes com acúmulo de cerume devem ser aconselhados sobre a higiene adequada da orelha
  • Pacientes cuja acumulação de cerume não afetam o exame do ouvido e que são assintomáticos não necessitam de tratamento
  • Médicos devem desaconselhar as velas de ouvido (técnica do cone chinês)
  • Médicos devem realizar otoscopia para detectar a presença de cerume em pacientes com prótese auditiva durante uma consulta
  • Os tratamentos recomendados incluem agentes cerumenolíticos (por exemplo, água ou solução salina), irrigação ou remoção manual com instrumentação.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Clinical Practice Guideline (Update). Schwartz S Magit A Rosenfeld R Ballachanda B Hackell J et. al. https://dx.doi.org/10.1177/0194599816671491 – 2017
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar