Você sabe qual é a doença que mais mata no mundo?

Pesquisadores britânicos e americanos analisaram dados e descobriram que a hepatite viral se tornou a principal causa de morte e incapacitação do mundo.

Pesquisadores britânicos e americanos analisaram dados entre 1990 até 2013 em 183 países para responder a pergunta “Qual é a doença que mais mata no mundo?”. Eles descobriram que a hepatite viral se tornou a principal causa de morte e incapacitação do mundo, e tira pelo menos a mesma quantidade de vidas que tuberculose, HIV ou malária.

No estudo, os cientistas descobriram que o número de mortes por infecção aguda, cirrose e doença hepática, causadas por hepatite viral, subiu de 890.000 em 1990 para 1,45 milhões em 2013 – um aumento global de 63%.

Veja também: ‘Urgente! Tratamento para hepatite C pode causar recorrência de hepatite B’

Essa descoberta coloca a hepatite viral a frente de outras doenças infecciosas como AIDS (1.3 milhões de pessoas), tuberculose (1.4 milhões) e malária (855 mil). A equipe também descobriu que as mortes por hepatite viral foram maiores nos países desenvolvidos e que a carga global da doença está agora mais dividida entre nações ricas e pobres.

E mais: ‘HIV / SIDA em Foco: Novidades no tratamento da infecção’

A análise revela que a maioria das mortes de hepatite viral ocorreu no Leste da Ásia, e que os tipos B e C foram responsáveis pela maioria delas. Especula-se que isso ocorra porque os tipos B e C causam infecções a longo prazo com pouco sintomas imediatos. Por isso, os pacientes só descobrem a doença quando algum sintoma mais grave surge, como danos hepáticos ou câncer. Além disso, a maior parte da população mundial não é vacinada contra hepatite B, e ainda não existe uma vacina contra o tipo C.

‘Pacientes consideram algumas condições piores que a morte’

Em um estudo sobre qualidade de vida, uma pequena maioria de pacientes hospitalizados com doenças graves avaliaram algumas condições como sendo “piores que a morte”. Entre as apontadas estão dependência de um tubo de alimentação, confinamento à cama, demência e necessidade de cuidados 24 horas por dia. Veja mais aqui.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/311505.php

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.