Você sabe tratar a alergia grave à picada por abelha?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Com base nas últimas evidências disponíveis, as entidades American Academy of Allergy, Asthma & Immunology e American College of Allergy, Asthma & Immunology atualizaram suas recomendações para o tratamento da alergia grave provocada por picada de insetos da ordem Hymenoptera, como abelhas, vespas, formigas, etc. Separamos os principais pontos da nova diretriz.

Entre as principais diferenças dessa atualização, estão a de não oferecer imunoterapia com veneno a doentes com reações cutâneas sistêmicas e a ênfase na verificação dos níveis de triptase. Veja abaixo:

  • Triagem de pacientes assintomáticos não é recomendada. Mais de 20% dos adultos são sensibilizados ao veneno de inseto, mas não se encontram em risco substancialmente elevado de anafilaxia.
  • Cerca de 10% da população experimenta grandes reações locais por picadas de insetos e podem ser tratadas sintomaticamente com corticosteroides orais de curta duração para inchaço grave. Risco de anafilaxia nestes doentes é < 5%, de modo que a imunoterapia com veneno geralmente não é indicada.
  • Crianças e adultos com apenas reações cutâneas sistêmicas (por exemplo, urticária, angioedema periférico) têm baixo risco de anafilaxia e, normalmente, não necessitam de imunoterapia com veneno.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

  • Medir a triptase sérica pode identificar pacientes com alto risco de anafilaxia e aqueles com mastocitose.
  • Pacientes com reações sistêmicas graves devem ser encaminhados para exames e, se positivo, receber imunoterapia com veneno por 5 anos.
  • Uma vez que os beta-bloqueadores e os inibidores de ECA podem aumentar o risco de eventos adversos graves devido à picadas ou à imunoterapia com veneno, estes devem ser utilizados concomitantemente com a imunoterapia apenas se absolutamente necessário.

Veja também: ‘Você sabe tratar uma picada por aranha marrom?’

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar