Leia mais:
Leia mais:
Retrospectiva Whitebook – conteúdo mais acessado 2021
25 conteúdos novos no Whitebook: destaque para Ordenha Mamária
Whitebook: Transtorno por Uso de Álcool
Whitebook: influenza
Top 10 de novembro: quizzes, amamentação na endometriose e muito mais! [infográfico]

Whitebook: candidíase

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Publicamos no portal esta semana uma matéria sobre um novo tratamento para a candidíase. Assim, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision vamos falar sobre a apresentação clínica dessa doença.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Anamnese da candidíase

Quadro clínico:

  • O sintoma mais comum é o prurido vulvar e/ou vaginal;
  • Queimação, leucorreia grumosa esbranquiçada;
  • Dor e irritação vulvares também são comuns, além de disúria externa;
  • A intensidade dos sinais e sintomas variam de leve a grave, exceto em mulheres com cândida não albicans, que tendem a ter achados clínicos leves ou mínimos.

Fatores de risco:

  • Diabetes mellitus;
  • Uso de antibióticos;
  • Aumento do estrogênio;
  • Imunossupressão;
  • Genética;
  • Dispositivos contraceptivos: Esponjas vaginais, diafragmas e dispositivos intrauterinos têm sido associados à candidíase vulvovaginal, mas não de forma consistente.

Exame Físico

O exame físico da genitália externa, vagina e cérvix frequentemente revela eritema da mucosa vaginal, bem como edema e eritema vulvar. Pode haver escoriação vulvar e fissuras.

A leucorreia pode ou não ocorrer. Quando ocorre, é classicamente esbranquiçada, grumosa, aderente e com aspecto de “leite coalhado”, sem odor. O colo do útero geralmente parece normal.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.