Whitebook: Intoxicação por cloroquina no ECG

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook vamos falar um pouco sobre a intoxicação por cloroquina no ECG.

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision vamos falar um pouco sobre a intoxicação por cloroquina no ECG.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Intoxicação por cloroquina no ECG

O prolongamento do intervalo QT no uso dessas medicações se dá pela inibição receptor iK. Ele pode favorecer um episódio de R sobre T, ou seja, uma extrassístole pode surgir no momento da onda T, gerando um estímulo elétrico capaz de despolarizar células já repolarizadas em um momento em que outras células ainda estão refratárias a esse estímulo. O resultado é a degeneração para uma taquicardia ventricular polimórfica, conhecida como torsades de pointes.

Histórico da cloroquina e da hidroxicloroquina

Tanto a cloroquina quanto a hidroxicloroquina são usadas há mais de meio século para o tratamento de malária, artrite reumatoide e lúpus. Apesar de relacionadas a um baixo risco de eventos cardíacos mundialmente, em alguns locais do globo essa segurança pode não ser tão bem mensurada.

A azitromicina age no mesmo receptor que a cloroquina para induzir arritmias cardíacas. São estimadas 47 mortes cardíacas por 1 milhão de tratamentos completos. Não há dados suficientes sobre a segurança da combinação das duas drogas.

Fatores de risco

  • Idade ≥ 68 anos;
  • Sexo feminino;
  • Uso de diuréticos de alça;
  • Potássio sérico ≤ 3,5 mEq/L;
  • QTc de admissão ≥ 450 ms;
  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Drogas que prolongam o QT;
  • Sepse;
  • Insuficiência cardíaca.

Quer ser Premium no maior app médico do Brasil? Venha jogar o Jogo dos 30. Participe agora mesmo!

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades