Leia mais:
Leia mais:
PEBMED e ILAS: terapia antimicrobiana na sepse [podcast]
Whitebook chega a 10 mil conteúdos: confira os destaques
Sepse: devo acompanhar o lactato? (caso clínico)
PEBMED e ILAS: Destaques da Surviving Sepsis Campaign (2021) [podcast]
Guia de VM: 6 conteúdos novos esta semana no Whitebook

Whitebook: sepse em pediatria

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Publicamos no portal esta semana uma matéria sobre sepse na pediatria. Assim, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision vamos falar sobre a apresentação clínica da sepse.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook vamos falar sobre a apresentação clínica da sepse na pediatria.

Apresentação clínica da sepse na pediatria

Anamnese

Questionar sobre antecedentes mórbidos: Prematuridade, condições perinatais, desmame precoce, doenças e hospitalizações prévias, uso de medicamentos, realização de cirurgias ou procedimentos médicos, doenças e hábitos familiares, presença de imunodeficiência, tratamento oncológico, asplenia. Fazer avaliação do foco primário infeccioso, de acordo com as queixas do paciente ou de seu responsável.

Exame Físico

Primeiros meses de vida: As alterações são muito inespecíficas, podendo incluir letargia, pele pálida ou marmórea, vômitos e problemas na alimentação. Tardiamente, os sinais e sintomas podem se assemelhar aos de crianças maiores, podendo incluir bradicardia, má perfusão periférica, apneia, gemido, cianose, irritabilidade, convulsões, fontanela abaulada, distensão abdominal, icterícia, hepatoesplenomegalia, rash cutâneo.

Lactentes e crianças maiores: Podem se apresentar com febre, calafrios, prostração, irritabilidade, palidez, rash cutâneo, icterícia, distensão abdominal e íleo paralítico. Em quadros mais avançados, as manifestações já podem indicar complicações da disfunção orgânica (sangramentos, insuficiência renal/hepática).

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.