Leia mais:
Leia mais:
Quando realizar a ventilação prona em emergências?
Parâmetros para ventilação na Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo.

Whitebook: conceitos em ventilação não invasiva

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Essa semana publicamos uma matéria sobre o impacto da ventilação não invasiva com o Helmet na Covid-19 grave. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do  Whitebook Clinical Decision vamos mostrar o conceitos em ventilação não invasiva.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Conceitos em ventilação não invasiva

Definição: Técnica de ventilação em que não é empregado qualquer tipo de prótese traqueal, sendo a interface ventilador-paciente feita através de uma máscara.

Interfaces:

    • Máscara nasal: Podem ser usadas em IRpA leve, em pacientes com claustrofobia ou má adaptação à máscara facial;
    • Máscara facial (oronasais): Permite administração de maiores volumes correntes, sendo preferida nos casos de insuficiência respiratória aguda, relacionada a melhora rápida dos parâmetros fisiológicos;
    • Máscara facial total: Utilizar nas situações de insuficiência respiratória hipoxêmica mais graves por permitir uma pressurização maior das vias aéreas. Reduz escapes aéreos e permite a administração de maiores pressões inspiratórias. Além disso, é mais confortável que as interfaces nasal e facial comum;
    • Capacete: Mais confortável e reduz o risco de lesões cutâneas na face. No entanto, apresenta maior espaço morto (permitindo reinalação de CO2) e maior complacência (necessitando de maiores pressões inspiratórias). O barulho percebido pelo paciente pode limitar seu uso.

Ventiladores: Qualquer ventilador mecânico pode ser utilizado para a VNI, desde que seu funcionamento não seja prejudicado pela presença de vazamentos. Existem ventiladores específicos para VNI, no entanto, não há estudos até o momento comparando a eficácia destes em comparação aos ventiladores clássicos.

Ventiladores:

    • Qualquer ventilador mecânico pode ser utilizado;
    • Não há estudos que demonstrem superioridade de eficácia dos ventiladores especificamente desenhados para VNI em relação aos ventiladores tradicionais.

 

Modos ventilatórios: Qualquer modo ventilatório pode ser utilizado em VNI. No entanto, os modos com maior evidência de benefício são: CPAP, volume controlado, pressão controlada, pressão de suporte e ventilação assistida proporcional (PAV).

    • DPOC:
        • BiPAP (PSV + PEEP) foi o mais estudado e, portanto, é o mais recomendado;
        • PSV (ou IPAP) deve ser ajustado para gerar volume corrente de 6-8 mL/kg e FR < 30/minuto;
        • PEEP (ou EPAP) deve ser menor que o da PEEP intrínseca (iniciar com 6 cmH2O, devido à dificuldade de mensuração da PEEP intrínseca;

       

    • Edema agudo de pulmão:
        • CPAP é o mais frequentemente utilizado;
        • PEEP de 10 cmH2O para garantir benefícios hemodinâmicos e ventilatórios;
        • Na presença de hipercapnia, preferir o BiPAP, uma vez que o CPAP não é capaz de aumentar a ventilação alveolar (portanto, não é capaz de “lavar” o CO2).
      Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar