WONCA 2022: Justiça social é importante indicador de saúde

No WONCA 2022, o professor Sir Michael Marmot ilustra como justiça social é um indicador de saúde importante. Saiba mais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Umas das sessões plenárias mais importantes e simbólicas da 27ª conferência europeia da WONCA aconteceu durante o segundo dia de evento. Conduzida pelo professor Sir Michael Marmot, da University College London, a sessão sobre ‘desigualdades em saúde’ abordou o impacto que justiça social têm sobre a saúde dos indivíduos. 

No mesmo evento em que a WONCA redefine e amplia os pilares fundamentais da medicina de família e comunidade incorporando equidade como um desses pilares fundamentais, o professor brinca com as palavras dizendo que seu tema deveria ser tratado como ‘equidade em saúde’. Isso porque em seus trabalhos Marmot ilustra como justiça social é um indicador de saúde importante.  

Em uma revisão de dados britânicos, as análises demonstram que a desigualdade social modifica a expectativa de vida em mais de 20 anos entre os estratos mais ricos e os estratos mais pobres da sociedade. O fato mais alarmante e intrigante é que estamos falando de um recorte social cuja desigualdade social embora em exista, está longe de se equivaler à realidade brasileira, cujas diferenças são ainda maiores. Isso nos permite questionar em relação ao Brasil se nossa desigualdade torna esse intervalo ainda maior.

justiça social

A pandemia

Em todo mundo, a pandemia do novo coronavírus expos e ampliou esse impacto de desigualdade. Quando se analisa as curvas de mortalidade associadas à covid-19 percebemos claramente um impacto diretamente proporcional da mortalidade associada ao nível de renda. Pessoas mais pobres morrem mais em decorrência da covid-19 no Reino Unido.  

O curioso é que quando se compara as curvas de mortalidade por covid-19 com a incidência de doenças crônicas não transmissíveis como DPOC, obesidade, hipertensão e as respectivas mortalidades por essas causas, temos exatamente o mesmo desenho e comportamento do observado com a covid-19. Os determinantes sociais de saúde são implacáveis. 

Marmot pergunta e automaticamente responde: “Isso é um problema de saúde ou de assistência social? É um problema de saúde e de assistência social.” Essa é a razão de saúde ter um aspecto intersetorial na construção de nosso Sistema Único de Saúde, o SUS. 

Quando adentramos algumas questões sobre a mortalidade em decorrência das doenças crônicas não transmissíveis temos uma forte associação entre o estilo de vida das pessoas e a sobrevida. Tabagismo, obesidade, alimentação e volume de atividade física são aspectos fundamentais para se modificar a história natural dessas doenças e reduzir sua morbimortalidade. Mas por que razão os indivíduos não mudam de hábito? Uma resposta quase automática de muitos de nós em nossos serviços de saúde envolvem hipóteses e percepções que responsabilizam os indivíduos de forma pessoal: falta de engajamento com o plano terapêutico ou não cumprimento e adesão das prescrições, por exemplo.

Princípios de Marmot

Para responder se essa é uma responsabilidade individual ou um determinante social, o professor britânico faz uma análise da distribuição de renda e aplicação dos recursos financeiros de cada família no Reino Unido. Seus resultados mostram que as pessoas com menor renda no país empregam 75% de sua renda em gastos com alimentação. Como esperar que se invista em outros setores da vida irão compor o estilo de vida que é protetor em relação as doenças crônicas não transmissíveis? Nas próprias palavras perspicazes de Marmot: “Não culpe os pobres, culpe a pobreza”. 

Quais os caminhos podem modificar essa realidade? “Colocar a equidade no coração de cada ação governamental”, essas são palavras do professor para traçar a rota que é alvo de interesse de todos nós profissionais de saúde, especialmente médicos de família e comunidade, como agentes de transformação. A rota é conhecida como os Princípios de Marmot, para uma sociedade justa e vidas saudáveis (com grifos do autor): 

  • Dar a toda criança o melhor começo de vida
  • Habilitar todas as crianças, jovens e adultos a maximizarem suas capacidades e a terem controle sobre suas vidas
  • Criar trabalhos justos e boas condições de trabalho para todos
  • Garantir um padrão saudável de condições de vida para todos
  • Criar e desenvolver lugares e comunidades saudáveis e sustentáveis
  • Fortalecer o papel e impacto da prevenção de doenças
  • Combater discriminação, racismo e seus desfechos
  • Buscar sustentabilidade ambiental e equidade em saúde juntos

Embora não possamos fazer tudo, todos nós podemos fazer alguma coisa. Atuando em nossos times, serviços, comunidades podemos fortalecer e direcionar esses caminhos para uma transformação social através da saúde (ou vice-versa).  Se você e um amigo possuem uma maçã cada, se encontram e compartilham suas maçãs um com o outro, ambos voltam com uma maçã para casa. Se você e um amigo possuem uma ideia cada, se encontram e compartilham suas ideias um com o outro, ambos voltam com duas ideias para casa. Compartilhar essas informações, dados e ideias é o poder do trabalho coletivo para a transformação, compromisso que temos aqui no portal todos uns com os outros.

Acompanhe a cobertura completa do WONCA 2022 com a gente, no Portal, Twitter e Instagram!

Mais do congresso:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão