Leia mais:
Leia mais:
Estudo busca analisar efeitos da Zika e da Covid-19 na sexualidade e fecundidade
Infecção prévia por zika pode estar relacionada ao risco de dengue grave?
Nova linhagem do zika vírus é identificada circulando no Brasil
Casos de dengue nas Américas chegam a 1,6 milhão este ano, alerta OPAS
Casos prováveis de dengue ultrapassam 90 mil, com 14 mortes confirmadas

Zika – Diagnóstico Materno e Fetal de Infecção (Conduta médica em Obstetrícia)

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Esta semana, a PEBMED lançou a nova sessão de Ginecologia e Obstetrícia no Whitebook, com mais de 50 conteúdos divididos entre pré-natal, intercorrências obstétricas, parto e puerpério, calculadoras obstétricas e muito mais. Por isso, na nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, trazemos “Zika – Diagnóstico Materno e Fetal de Infecção.

As melhores condutas em Obstetrícia você encontra no Whitebook Clinical Decision! Baixe grátis.

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Testar gestantes com quadro clínico compatível (um ou mais sintomas):

  • ≥ 7 dias após o início dos sintomas: RT-PCR de soro e de urina para a detecção de RNA do vírus Zika. Deve-se testar também para o vírus da dengue e Chikungunya.
  • 4-7 dias após o início dos sintomas e PCR negativo para Zika vírus: realizar teste sorológico (IgM).
  • Atenção: Todos os resultados sorológicos devem ser interpretados com cautela, uma vez que pode haver reação cruzada com outros flavivírus.
  • 8-14 dias após o início dos sintomas: RT-PCR de urina e sorologia (vírus Zika IgM).
  • ≥ 15 dias após o início dos sintomas: sorologia para Zika vírus (IgM).

Rastreio ultrassonográfico para infecção fetal:

  • Em mulheres infectadas no início da gravidez, achados de USG podem ser detectados tão cedo quanto 18 a 20 semanas, mas geralmente são detectadas no final do segundo e início do terceiro trimestre.
  • Ultrassonografia basal: avaliação anatômica fetal entre 18 e 20 semanas para todas as mulheres grávidas, sintomáticos ou com exposição a gravidez precoce pelo vírus Zika.
  • Os 2 maiores achados que sugerem infecção por Zika vírus são: Microcefalia: perímetro cefálico < percentil 3 para a idade gestacional; calcificações intracranianas.
  • Exames periódicos: A cada quatro semanas para as mulheres sintomáticas com testes positivos ou inconclusivos para a infecção pelo vírus Zika. Nova avaliação de USG com 28 a 30 semanas para mulheres com resultados laboratoriais negativos e assintomáticas.

Amniocentese – PCR do líquido amniótico: Indicações:

  • USG anormal: microcefalia fetal, calcificações intracranianas, ventriculomegalia, hidranencefalia, independentemente dos resultados dos testes laboratoriais maternos para infecção pelo vírus Zika.
  • Resultados laboratoriais maternos positivos ou inconclusivos para o vírus Zika, independentemente dos resultados de ultrassom.
Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia-a-dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar